Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 25 de Setembro de 2004 às 14:43
Por: Gleid Moreira

    Imprimir


Bancários da capital em greve há cinco dias fizeram uma manifestação na tarde de ontem em frente ao Fórum Civil, contra as recentes decisões judiciais em favor dos bancos HSBC, Bradesco, Itáu e Banco do Brasil, que entraram com pedidos de interditos proibitórios. O ato impede os grevistas de incentivar a paralisação dos demais bancários dessas agências e também de fazer piquetes na frente dos bancos. A paralisação dos bancários das agências que ganharam na Justiça o direito ao interdito proibitório implica em multa de até R$ 50 mil ao dia por agência para os funcionários que aderirem ao movimento, segundo Eduardo Alencar, presidente do Sindicato dos Bancários.

Com o interdito, os banqueiros podem garantir o funcionamento das agências, pois os grevistas não podem agir na frente desses bancos nem tentar influenciar outros bancários a não trabalharem, o que para ele é considerada uma ação abusiva. “Estão tirando o nosso direito de fazer greve, isso é um abuso. Repudiamos a forma como o Fórum Civil tem julgado essas ações”, indignou-se.

No entanto, mesmo com os pedidos judiciais, segundo Eduardo o movimento não enfraqueceu, pois, frisou, vários bancários de agências do interior do Estado também aderiram à greve.

Na próxima segunda-feira, Eduardo afirmou que os grevistas também devem entrar com um agravo de instrumento para pedir à Justiça a garantia do respeito ao direito de greve.

De acordo com o representante, a paralisação permanece por tempo indeterminado, pois os banqueiros estão irredutíveis e se negam a apresentar novas propostas. Relatou ainda, que os grevistas têm sido ameaçados de demissão.

O acesso da população aos terminais eletrônicos pouco a pouco tem sido liberado à medida que as agências conseguem na Justiça ganhar os interditos que impedem a continuidade dos piquetes.

Ontem, mesmo com o interdito, a agência do Bradesco que fica na rua Barão de Melgaço não funcionou porque os bancários aderiram ao movimento, o que para Eduardo é tido como uma grande vitória.





Fonte: Folha do Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/374006/visualizar/