Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 21 de Setembro de 2004 às 15:18

    Imprimir


Defesa Civil fará um estudo técnico, e as obras para melhoria do abastecimento de água na região serão feitas com recursos federais.

A Defesa Civil vai realizar na próxima semana um estudo técnico no município de São José dos Quatro Marcos (315 km a Oeste de Cuiabá), para sanar os problemas de abastecimento hídrico na região.

De acordo com o superintendente de Defesa Civil do Estado, Domingos Iglesias Valério, na época de seca, entre agosto e novembro, o município sofre problemas de abastecimento de água devido aos poucos recursos hídricos. "Não há mananciais hídricos superficiais, ou seja, rios e lagoas em São José dos Quatro Marcos. O ideal seria fazer poços artesianos, mas devido às rochas existentes no subsolo também torna impraticável a realização desse tipo de obra", disse Iglesias.

O município que tem 16 mil habitantes é abastecido pelo córrego Manoel Paulino e por três dos 16 poços artesianos perfurados nos anos de 1980 e 1983. "Somente três poços estão ainda em funcionamento, pois os outros já secaram. Esses três poços têm uma demanda de 50 mil litros por hora e o córrego atende 70 mil litros por hora, sendo que a quantidade total para abastecimento adequado da cidade seria de 180 mil litros por hora. No período de seca, os poços secam e apenas o córrego fornece água", comentou o diretor do Departamento de Água e Esgoto (Dae) do município, Aldo Francisco Dourado.

O estudo será feito em uma lagoa do córrego Manoel Paulino, que fica na Zona Rural do município, para fazer a verificação da viabilidade do uso da lagoa para o abastecimento da região. A idéia é que as águas da lagoa sejam direcionadas até o córrego, por meio de drenos. "A proposta é uma solução emergencial para o município e o custo é economicamente viável", disse Iglesias.

O município possui uma precária rede de distribuição de água, já que os poços não estão interligados na estação de tratamento. A água é distribuída por meio de carros pipa, sendo dois alugados e um cedido pela Prefeitura, para 700 casas a cada três dias. "Vamos desenvolver uma forma bastante adequada para que o município seja abastecido de forma correta, sem faltar água para ninguém", ressaltou o superintendente.

Para o chefe de gabinete da Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, Miguel Flores Zocal, os problemas de abastecimento na cidade existem desde a fundação, já que está situada em um lugar de grande altitude e sem veios hídricos. "A ajuda do Governo do Estado vai melhorar em 100% as condições da região, pois o estudo prevê o abastecimento de água para o dobro do número de habitantes", comentou.

Segundo Domingos Iglesias, com o estudo aprovado o prefeito de São José dos Quatro Marcos poderá decretar situação de emergência no município, pois assim as obras serão realizadas com recursos federais, enviados pela Defesa Civil Nacional, e estarão prontas dentro de um prazo de 90 dias.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/374269/visualizar/