Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 21 de Setembro de 2004 às 14:57
Por: JOANA DANTAS

    Imprimir


Em Pontes e Lacerda saíram os ganhadores do carro Zero KM oferecido pela Sedtur.

Pontes e Lacerda, MT -Em um cenário exuberante, banhado pelas águas do Rio Guaporé, mais de 5 mil pessoas assistiram neste domingo (19.09), em Pontes e Lacerda (448 km a Oeste de Cuiabá), os encerramentos do 1º Campeonato Estadual de Pesca de Mato Grosso e do 5º Festival de Pesca do município.

Das 53 equipes participantes, a Caxara do Norte, de Pontes e Lacerda, confirmou o favoritismo vencendo o campeonato com 450 pontos. O serralheiro Lázaro Henrique, sua mulher Lucilene Moreira Martins e Wagner Nogueira Sales receberam das mãos da secretária de Estado de Turismo, Yêda Assis, a chave do carro zero quilômetro.

Para conquistar a vitória, a equipe percorreu 18 mil quilômetros (km), participando de todas as provas, com exceção daquelas que as datas coincidiram. Luciara foi o município mais distante (1.700 km).

"Vencer era a coisa que mais queríamos, não só pelo prêmio, mas pelo prazer de vencer na nossa casa", comemorou Lázaro Martins.

Lucilene afirma que vencer um festival é uma questão de sorte e um pouco de saber. "A pessoa tem de ter um pouco de conhecimento da pesca, estar no local certo, com a isca certa e muita sorte", ensinou a campeã, que nem as dificuldades da pescaria a desestimula a continuar atrás de festivais de pesca.

"No ano passado, em um festival em Vila Bela da Santíssima Trindade ( 521 km a Oeste de Cuiabá), o nosso barco afundou, saímos do rio a nado, e depois retornamos para a prova. Não participamos apenas para ganhar prêmios, gostamos de viajar, conhecer gente nova", observou Luciene.

O segundo lugar ficou com J.R Torno e Solda que acumulou 215 pontos, de Porto Esperidião (326 km a Oeste de Cuiabá) e o terceiro colocado, Viveiros de Mudas, de Sapezal (480 km a noroeste de Cuiabá), teve 150 na pontuação. A premiação foi respectivamente um motor de popa 15 HP e um barco de alumínio de seis metros.

Na avaliação da secretária Yeda Marli, o campeonato conseguiu cumprir seu objetivo de fomentar o turismo interno, a integração entre os pescadores e a educação ambiental. Durante o evento a mobilização de pessoas foi intensa nos 37 municípios do Estado.

"Fechamos com chave de ouro e muito brilho esse evento que ofereceu ao pescador profissional outro tipo e maneiras de pesca, além também de estimular a economia local", destacou Yeda.

Para o árbitro de prova, Claumir Muniz, o encerramento em Pontes e Lacerda foi a festa mais bonita e que mais gente reuniu.

Festival - Os vencedores do 5º Festival de Pesca foram, na ordem, Carolina de Pontes, de Lacerda, J.r.Torno e Solda de Porto Esperidião e Guaporé Campi, também do município sede.

Os primeiros lugares foram premiados com um barco de alumínio de cinco metros com motor de popa 15 HP; um motor de popa de 15 HP e um barco de alumínio cinco metros.

Para efeito de classificação só consideraram os peixes das espécies boca de veia, cara-açú, peixe de cachorro, bagre (acima de 20 cm), traíra, piau, pacu peva, palmito, piranha, dourado, bicudo, armau, butuado, curvina caxara (pintado), matrinxã, tucunaré, tambaqui, pirarara e jaturana.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/374279/visualizar/