Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 18 de Setembro de 2004 às 10:32
Por: Joanice de Deus

    Imprimir


A Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso anunciou ontem a convocação dos novos 500 policiais militares aprovados no concurso público realizado ano passado, quando o governo abriu um total de mil vagas para prestação de serviços em Cuiabá e no interior do Estado.

Os convocados iniciam o curso de formação a partir de 1º de dezembro, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praça (Cefap), onde terão aulas teóricas (como Direito Penal, Legislação Ambiental e Direitos Humanos) e práticas (técnicas de defesa, por exemplo).

O curso tem duração de seis meses. Porém, de acordo com o comandante geral da Polícia Militar, coronel Victor Hugo Metello de Siqueira, serão viabilizadas instruções rápidas para que os novos convocados estejam nas ruas até o final do ano, sendo supervisionados nas atividades diárias e sem o uso de armas. “Não é preciso haver correria nos quartéis”, disse o coronel Victor Hugo reforçando que vai haver uma convocação oficial.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Célio Wilson de Oliveira, será feito um planejamento para a distribuição dos novos policiais. Porém, alguns municípios não contemplados na primeira convocação serão beneficiados.

Conforme Célio Wilson, os novos policiais (outros 1.020 já foram chamados e estão nas ruas, incluindo remanescentes de outros concursos) representam um aumento de quase 25% do efetivo da PM. “Existe um grande esforço do governo do Estado em chamar esses homens, apesar das dificuldades até de ordem financeira”, disse. Atualmente o efetivo é de 6.180 homens. O ideal seria de 11.800.

GUARDA MUNICIPAL – O secretário Célio Wilson também falou sobre as propostas dos candidatos à prefeitura de Cuiabá em implantar a Guarda Municipal. “Não sou contra e tudo que for feito para melhorar a segurança na cidade é bem vindo até porque os municípios também têm obrigações na área de segurança pública”, afirmou.

Porém, Célio Wilson ressalta que a GM tem limites de atuação e dizer que ela vai resolver a questão da violência é uma mentira. Além disso, na sua visão, seria mais vantajoso se o município firmasse convênio com o Estado para ampliar o efetivo da PM.

Célio Wilson destacou ainda que o município poderia contribuir ainda mais com a área de segurança investindo na iluminação pública, limpeza dos terrenos baldios e das vias (ruas e avenidas). Além disso, comentou que o custo com a segurança pública é altíssimo. Atualmente, entre custeio, investimento, folha de pagamento, o orçamento na área é de R$ 328 milhões ao ano.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/374381/visualizar/