Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 17 de Setembro de 2004 às 12:21

    Imprimir


O índice de produção de milho já é superior ao do ano passado. O aumento da produtividade e a diversidade de grãos já apresentam reflexos na exportação. Os números apontam também para o desenvolvimento do setor industrial do estado.

De janeiro a agosto deste ano o estado exportou mais de dois bilhões de dólares. O número é 30% maior em relação ao mesmo período do ano passado. Na rota de exportações o produto que teve maior crescimento foi o milho. No ano passado Mato Grosso vendeu 560 milhões de toneladas do produto, isso se deve à boa safra e ao aumento da área plantada.

O presidente da Federação da Agricultura de Mato Grosso (Famato), Homero Alves Pereira, explica que o preço do milho no mercado internacional está em alta, mas acredita que o produto deveria sair do estado industrializado.

"Nós já temos algumas indústrias instaladas em Mato Grosso e, com certeza, outras virão ou serão ampliadas. O que pretendemos é gerar empregos e agregar valores ao produto aqui mesmo no território mato-grossense".

A soja e seus sub-produtos são responsáveis por quase 80% das exportações. O coordenador do Centro de Negócios Internacionais da Federação das Indústrias (Fiemt), Gavur Kirst, explica que quanto mais diversificada for a pauta de exportações, melhor para a economia. " O ideal seria que 100% das exportações fossem divididos em diversos produtos. É muito positivo para o estado tirar o domínio da soja".




Fonte: MTTV 2ª Edição

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/374443/visualizar/