Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 16 de Setembro de 2004 às 08:52
Por: Joana Dantas

    Imprimir


Representantes industriais estão se organizando para que Mato Grosso seja efetivamente incluindo no Projeto Extensão Industrial Exportadora, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Em palestra na terça-feira (15), no Promadeira, que está ocorrendo em Sinop (500 km de Cuiabá), foi anunciado a possibilidade de implementação do projeto nesse município.

Sinop pode ser a sétima cidade brasileira inserida no projeto do governo federal, que já está em funcionamento em Caxias do Sul (RS), Paragominas (PA), Franca (SP), Salvador (BA), Goiânia (GO) e Brasília (DF).

De acordo com um dos coordenadores, Tiago Terra, o projeto, que faz parte da Política Industrial de Tecnologia e Comércio Exterior, tem objetivo de impulsionar o pequeno negócio em todo o Brasil, incrementando sua competitividade e promovendo a cultura exportadora.

Arranjos produtivas

As atividades são desenvolvidas por meio de Arranjos Produtivos Locais (APL's), em que é realizado diagnóstico das empresas que participam da APL em seis áreas específicas: administração, recursos humanos, finanças e custos, vendas e marketing, comércio exterior e produto.

"Nossa intenção, além de gerar exportação, é ajudar o empresário na busca de soluções para a sua empresa", explica Terra.

Este diagnóstico é realizado por extensionistas - profissionais de curso superior que serão contratados pela instituição de ensino ou centro de tecnologia através de convênio com o ministério.

O engenheiro cita como exemplo Caxias do Sul, que em um ano de implantação, foram gerados 18 mil empregos, sendo um em cada uma das 18 mil empresas assessoradas pelo projeto.

Em Sinop, 272 indústrias serão escolhidas para que a instituição faça o diagnósticos das deficiências e vocação. Serão alocados para a atividade recursos ao valor de R$ 400 mil já previstos no Orçamento 2005 da União.

"Iniciamos a discussão de implantação do projeto em Sinop, a convite do secretário Alexandre Furlan (Indústria), que conversou com o diretor do departamento de micro, pequenas e médias empresas do ministério", conta Tiago Terra.

Segundo ele, o município tem um grande potencial para isso, principalmente o setor de madeira e móveis. Possui também excelentes instituições de ensino que poderão firmar convênio de colaboração com o Ministério do Desenvolvimento.




Fonte: Folha do Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/374494/visualizar/