Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Quarta - 15 de Setembro de 2004 às 16:34

    Imprimir


Cerca de 700 índios de 14 etnias mato-grossenses vão competir durante oito dias (25/09 a 02/10), disputando medalhas em 13 jogos. Os atletas indígenas que têm de 15 a 20 anos participarão de modalidades como o yawari (simulação de guerra), ukúti (arco e flecha), kirutalhi (natação), Ishanakua (canoagem), Katulaya (jogo de bola com joelhos), kuluka (laça), futebol de campo, entre outros.

Segundo um dos organizadores, o presidente da Associação Portal do Xingu, Pirakuman Yawalapiti, os jogos foram organizados a fim de resgatar a tradição e costumes em relação às práticas esportivas dos povos indígenas dessa região.

Das competições serão classificados 80 atletas que participarão dos Jogos Nacionais Indígenas, no final do mês de outubro, em Porto Seguro (BA).

Nesta olimpíada, além das competições comuns entre os jovens das aldeias do Xingu, também fazem parte da olimpíada práticas que até então estavam esquecidas entre eles. Para isso, foi feito um trabalho de pesquisa para descobrir esportes que os antepassados praticavam. "Conversando com os mais velhos, os jovens começaram a treinar o que eles ensinaram e agora queremos divulgar isso para todos e resgatar nossa cultura", afirmou Yawalapiti.

Hoje, 17 nações indígenas de diferentes línguas e dialetos vivem na região do Parque Nacional do Xingu. Os índios que participarão dos jogos são das etnias Yawalpiti, Kamayurá, Waurá, Mehináku, Aweti, Kalapálo, Kuikuro, Matipu, Nahukuá, Ikpeng, Suiá, Trumaia, Jurana e Kayabi.




Fonte: Mídia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/374533/visualizar/