Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 03 de Setembro de 2004 às 10:06
Por: IVANA QUADROS

    Imprimir


Nadaf afirmou que as vendas devem aumentar cerca de 16%. A entidade articula a criação do Cadastro Positivo para beneficiar consumidores que pagam suas contas em dia

O aumento da taxa de comercialização em relação ao ano passado trouxe expectativa de um novo aumento no consumo para este final de ano. A afirmação partiu do presidente da Federação do Comércio (FECOMÉCIO), Pedro Nadaf. Ele afirmou que a estimativa sobre as vendas de final de ano deve aumentar em torno de 16%. Essa foi uma das abordagens feita durante o programa Entrevista Coletiva, da TV Assembléia, canal 36, exibido na tarde desta quinta-feira (02).

Ao explicar sobre a composição da taxa de juros do Brasil, Nadaf disse que a política econômica adotada não consegue baixar os juros de 16%. Sendo que destes, 5% são de inflação, 4% para a remuneração do banco e 7% para os inadimplentes. “O alto índice de inadimplência, coloca em dúvida nossa credibilidade no mercado. O Brasil é o campeão de taxas de juros no mercado”, ressaltou.

Ele acrescentou que a Fecomércio articula a criação de um “Cadastro Positivo”, que vai beneficiar aqueles que pagam suas contas em dia. O presidente defende que esse é um dos instrumentos do Banco Mundial para regular a credibilidade. “A pessoa que paga suas contas em dia vai se sentir privilegiada porque vai ter um desconto de mais ou menos 25%”, frisou.

Durante a entrevista, Nadaf também criticou o programa de geração de emprego do governo Lula, que segundo ele, está fazendo o inverso do que deveria ser feito. “Não temos que aumentar o comércio, pois o comércio não é o gerador de emprego, mas sim, o mercado”, salientou, ao complementar que deveria existir maior fluxo de dinheiro, para que haja abertura no mercado de trabalho.

No programa, também foi abordada a problemática dos vendedores ambulantes e dos camelôs, no qual Nadaf disse que vão realizar uma reunião semana que vem, para tentar o entendimento. Ele esclareceu que há uma divisão nessa categoria, onde uns querem a fomentação desses serviços, em quanto outros não.

“Temos que olhar para o interesse nacional, o interesse como um todo, não de uma minoria. Dessa forma, vamos contribuir para o desenvolvimento sócio-econômico da sociedade mato-grossense visando o desenvolvimento e a prosperidade do comércio em geral”, concluiu. A TV Assembléia reprisa o programa logo mais, às 19 horas e durante a semana.




Fonte: AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/375178/visualizar/