Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 28 de Agosto de 2004 às 09:36

    Imprimir


Ficou definido na semana passada, pela Direção do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, que uma equipe formada por servidores da Casa irá trabalhar na digitação de 100 mil processos que estão cadastrados no atual sistema de acompanhamento de processos, chamado ACP, para o novo Sistema Informatizado de registro de documentação, o Control-P.

A mudança deve-se ao fato de que a partir de primeiro de abril deste ano, com a implantação do Sistema de Triagem no setor de Protocolo, foi implantado também o Control-P e existem processos em tramitação, anteriores a esta data, que precisam entrar neste novo programa.

Foi observado no antigo Sistema "ACP", criado há 14 anos pelo Centro de Processamento de Dados de Mato Grosso (Cepromat), falta de segurança. "A partir do momento que o TCE implantou a Triagem, nós do departamento de Informática detectamos a necessidade de criar um programa de computador mais adequado para a tramitação de processos", disse o líder desse departamento, Olavo Lage.

A meta agora é recrutar e treinar os 30 servidores que irão efetuar o trabalho. Serão 20 digitadores, quatro conferencistas, quatro transportadores e dois coordenadores. "O trabalho deve começar no dia primeiro de setembro e terminar dia 17 de dezembro, portanto, serão três meses de intenso trabalho", informou o analista de sistema, Manoel Castrilon.

Conforme o líder do departamento de Expediente, Oziel Martins, o novo sistema trará agilidade na tramitação de processos, já que o ACP está ultrapassado e lento. No entanto, o antigo sistema só será extinto após todos os processos em tramitação terem sido transferidos para o Control-P. Marcelo Bianchini, diretor geral do TCE-MT, explicou que somente os processos em tramitação serão recadastrados. "Os processos arquivados só serão transferidos para o novo sistema informatizado, caso haja o seu desarquivamento".

Outro ponto forte do novo sistema de controle de processos, ressaltado pelo diretor Bianchini, é a facilidade de localização dos arquivos, uma vez que o Control-P é totalmente informatizado. "Com ele teremos acesso sobre a quantidade e o tipo de informação - tais como número, nome do interessado, procedência, assunto, CNPJ do jurisdicionado, dentre outras".

O líder do Expediente comentou que hoje os processos que dão entrada no TCE são cadastrados nos dois sistemas, ou seja, no ACP e no Control-P. Um é utilizado para entrada e saída dos processos do TCE e o outro para tramitação interna, respectivamente. "Isso acaba dificultando o trabalho de todos, além de não podermos confiar nos números".

"Às vezes um conselheiro nos solicita um processo e nós não conseguimos localizá-lo com a urgência necessária, mas esse tipo de problema deixará de existir a partir da conclusão do Control-P", garante Oziel.




Fonte: Redação ReporterNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/375615/visualizar/