Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 26 de Agosto de 2004 às 07:44

    Imprimir


Uma Usina Termelétrica (UTE) com capacidade de 60MW teve seu pedido de Licença Prévia aprovado pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) e será implantada no Distrito Industrial-Sul do município de Sinop, em uma área total de 60 hectares, a 12 quilômetros do centro do núcleo urbano. A UTE Sinop utilizará como combustível resíduos de madeira oriundos das indústrias de beneficiamento da região.

De acordo com diagnóstico apresentado pelos técnicos da Fema, várias justificativas asseguram a implantação da UTE, destacando-se o contexto social, econômico, institucional e, com ênfase de maior relevância, o contexto ambiental, sendo que este último destaca-se pela existência atual de um acúmulo, na área urbana, de aproximadamente 2.700.000 metros cúbicos de resíduos de madeira, depositados em terrenos baldios sem as devidas infra-estruturas de drenagem, isolamento, vigilância, sinalização e cuidado de classificação.

Atualmente, a queima de resíduos a céu aberto ou em fornos de alvenaria lança na atmosfera toneladas de material com partículas de óxidos de nitrogênio e enxofre, causando vários transtornos à população local, como doenças respiratórias, riscos de acidentes em vias de trânsito, além da degradação ambiental.

O empreendimento terá como impacto positivo direto a diminuição de acidentes por incêndios, destinação das cinzas para uso agrícola e da UTE corresponder, em termos de geração, a duas PCH´s (Pequena Central Hidrelétrica) de 30MW.

A escolha do local para a instalação de UTE considerou os seguintes aspectos: o município de Sinop ser o maior consumidor de energia elétrica da região norte do estado; além de ter um parque transformador de madeira, constituído de 413 estabelecimentos e pela proximidade de dois depósitos públicos de resíduos de madeira e de fonte de abastecimento de água (no caso, o rio Teles Pires).

Para o secretário especial de Meio Ambiente e presidente do Consema, Moacir Pires, a instalação de UTE Sinop vai suprir a inexistência de processos de aproveitamento de resíduos na região. "Os resíduos da madeira naquela região vêm sendo queimados, causando grandes danos ambientais, tornando crítica a situação da região, no período das secas, causando, inclusive, acidentes com a população", ressaltou Pires.

O secretário também destacou os prejuízos econômicos ao estado com a queima dos resíduos da madeira. "Os resíduos queimados são matéria-prima paga e não aproveitada, que poderia gerar bens e postos de trabalho para a população", disse.

"Vale ressaltar que o Consema aprovou a solicitação de Licença Prévia, e o empreendimento ainda terá que requerer as Licenças de Instalação e Operação (LI e LO) e será constantemente monitorado pela Fema. Mas, estamos trabalhando com agilidade, inclusive a pedido da Ministra Marina Silva e do Ministro de Minas e Energia, Luíz Fernando Furlan, que demonstraram uma grande preocupação com possíveis problemas de energia no país, em 2007", destacou ainda o secretário.

A implantação da UTE Sinop não irá alterar o regime da vazão do rio Teles Pires. Os resíduos, muitas vezes queimados ilegalmente a céu aberto, serão consumidos no processo de geração de energia, sendo que sua produção e condições de armazenamento serão controladas e monitoradas pelos órgãos competentes.




Fonte: Fema-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/375696/visualizar/