Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 25 de Agosto de 2004 às 08:28
Por: MARIA ANGÉLICA OLIVEIRA

    Imprimir


A delegada fazendária Maria Alice Amorim começou, nessa semana, a investigar o furto de peças em 11 computadores que estavam no galpão do Departamento de Materiais e Patrimônio (DMP), órgão da Secretaria Estadual de Educação (Seduc). De acordo com o boletim de ocorrência feito pela gerente do DMP, Márcia Miranda Siqueira, as máquinas estariam “ocas”.

Onze servidores foram afastados. O assessor jurídico da Seduc, Jonas Teixeira Motta Júnior, disse que esse foi o terceiro caso de furto no DMP desde o início do ano. Ele está abrindo uma sindicância para apurar se houve envolvimento de funcionários.

O fato mais recente teria acontecido na terça-feira, dia 17, conforme relatado no boletim de ocorrência. Um técnico da Seduc e um funcionário da empresa abriram os computadores e constataram que havia apenas a carcaça. As 11 CPUs (sigla em inglês para “unidades centrais de processamento”) não continham a memória, o processador e o disco rígido. Esse tipo de procedimento (abrir as máquinas) é feito antes dos equipamentos serem remetidos para as escolas e serve para atestar se o material está em boas condições. Faltavam também uma CPU (inteira), um teclado, um mouse e uma caixa de som.

O assessor explicou que as máquinas haviam dado entrada no DMP em março. Em julho, foi elaborado um inventário do material estocado no galpão. Constavam 11 teclados e 11 monitores, mas faltavam as 11 CPUs respectivas. Os equipamentos teriam reaparecido na semana passada, quando foi verificada a ausência das peças internas, vitais no funcionamento de um computador.

O caso foi registrado inicialmente na Delegacia de Roubos e Furtos, porém o delegado entendeu que se tratava de um crime contra a administração pública e repassou a investigação para a Delegacia Fazendária.

Na sexta-feira, a Seduc afastou motoristas, funcionários da copa, da recepção e do setor de informática, no total de 11 pessoas. Eles estão à disposição do departamento de Recursos Humanos e podem ser remanejados para outros setores. Três deles estavam de férias.

Segundo Teixeira, todas as chaves do órgão foram trocadas. A gerente do DMP foi ouvida pela delegada na segunda-feira, dia 23. Nos próximos dias, outras pessoas também serão intimadas para prestar informações.

Os outros casos registrados na secretaria aconteceram em junho e fevereiro. Em um relatório do dia 5 de fevereiro, um documento encaminhado pelo DMP relatava o furto de cinco mesas para escritório, uma mesa oval e três aparelhos de ar condicionado. Mais recentemente, no dia 30 de junho, foi constatada a falta de oito filmes de máquina fotográfica, 11 cartuchos e seis tonners.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/375750/visualizar/