Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 23 de Agosto de 2004 às 11:35
Por: NELSON FRANCISCO

    Imprimir


Brasnorte, MT - Nova fronteira agrícola do Estado - possivelmente até mesmo Amazônia - Brasnorte (579 km a Noroeste de Cuiabá), sediou, neste fim de semana, a 7ª etapa do 1º Campeonato Estadual de Pesca, promovido pelo Governo do Estado, dentro da programação do 7º Festival de Pesca do Trairão, realizado pelo Município, em parceria com empresários. Participaram do torneio 53 equipes, cujo vencedor será conhecido dia 19 de setembro, em Pontes e Lacerda.

A etapa do campeonato em Brasnorte inovou com a inclusão da pescaria infantil e estabeleceu a pesca apenas do peixe da espécie trairão para pontuar pontos entre os competidores.

A largada das equipes ocorreu às 8h, na Pousada Trairão, no rio do Sangue. Após o sorteio do ponto de pesca de cada equipe no rio, os fiscais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur) autorizaram a partida num cenário de rara beleza na transição da floresta amazônica.

O campeonato promovido pela Sedtur tem como finalidade dinamizar o turismo em Mato Grosso com a prática desportiva da pesca para promover o fomento, integração e divulgação dos municípios envolvidos, além de ordenar e regulamentar todas as competições de pesca no Estado. "O campeonato é importante para a economia do Município, pois fomenta a economia e gera emprego e renda em todos os setores", avalia a prefeita Isolete Correa Rodrigues (PFL).

Segundo ela, o turismo de pesca representa uma importante fonte de renda para os Municípios banhados por rios, como é o caso de Brasnorte. "A cada ano aumenta o número de participantes do festival e agora com o campeonato estadual de pesca as potencialidades de cada Município estão sendo divulgadas", disse.

Com o festival, o turismo pesqueiro está unindo os Municípios, divulgando as potencialidades e gerando emprego e renda na cadeia produtiva com o consumo de iscas, barcos, motores, combustíveis, materiais de pesca, pilotos, guias, hotéis, entre outros.

Na Pousada Trairão, foram montadas várias barracas para os competidores dos Municípios de Juara, Juína, Aripuanã, Castanheira, Tangará da Serra, Porto dos Gaúchos, São José do Rio Claro e Campo Novo do Parecis. "O festival une os Municípios numa competição que gera renda e fomenta o turismo com a preservação ambiental", disse Heitor Demoliner, organizador do evento no Município.

O evento estadual realizado em parceria com os Municípios motiva não só a competição, como a pesca em família. Na etapa de Brasnorte, 14 pescadores mirins tentaram fisgar da Barranca do rio do Sangue espécies como bicudo, pintado, trairão, jaú e cachorra, entre outras espécies. No entanto, assim como os adultos, para a criançada a premiação valia para a pesca do trairão. A pesca infantil foi promovida pelo Distrito 4440 do Rotarinho Club de Brasnorte.

Da mesma família da traíra, porém com o corpo muito mais avantajado, o trairão alcança 1 metro de comprimento e pesa até 18 quilos. Apresenta coloração quase negra no dorso e os flancos acinzentados com o ventre esbranquiçado. O trairão prefere as águas correntes (ao contrário das traíras). Tem carne de excelente sabor, comparada à carne de peixes nobres, como o dourado.

POTENCIAL - Com uma população estimada em 18 mil habitantes, Brasnorte se prepara para virar uma nova fronteira agrícola. O asfaltamento da MT-170 vai impulsionar a economia da região. Quando os 340 km que separam os Municípios de Campo Novo do Parecis e Juína estiverem completamente asfaltados (obra que o governador Blairo Maggi garante concluir até o fim da sua gestão, em 2006), uma nova realidade vai tirar o Município do isolamento.

Ponto de convergência entre dois Municípios (a 180 km de Campo Novo do Parecis e a 160 km de Juína) cuja ligação asfáltica constituiu-se, hoje, numa espécie de sonho dourado de milhares de agricultores e num compromisso de honra do governador Blairo Maggi. "Só temos a agradecer ao governo do Estado pelo apoio ao nosso Município. O asfalto melhorou a auto-estima da população", afirmou a prefeita Isolete.

Ao apostar na agricultura, Brasnorte se prepara para entrar no lucrativo complexo da soja (grãos, farelo e óleo), que hoje responde por nada menos do que 14% das exportações do País. Essa nova realidade começa a tomar corpo, por exemplo, com a instalação, no Município, de grandes empresas do agronegócio, como a Amaggi, de propriedade da família do governador Blairo Maggi; a Cargill; e a multinacional (holandesa) Bunge Alimentos, instaladas ao longo da MT-170, entre Brasnorte e Campo Novo do Parecis.

Na pecuária, o Município se destaca pela existência, nos pastos, de 330 mil cabeças de gado, das mais variadas raças. A empresa paranaense Berneck, do ramo madeireiro, dispõe de 27,5 mil hectares de terras, com cerca de 20 mil cabeças, sendo a maior do setor em Brasnorte.

"O Governo contribui para a concretização de um sonho de acalentado por todos aqueles que moram aqui há quase três décadas. É um compromisso de honra que o governador Blairo Maggi assumiu e que, com certeza, vai cumprir", afirma Isolete Rodrigues, para quem as terras do Município de Brasnorte, definitivamente, começar a despertar o interesse dos investidores.

Além do asfalto, considerado a ‘redenção’ para a região, o Governo do Estado também vem investindo na construção de casas populares em Brasnorte. Financiadas pelo Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), estão sendo erguidas no Município 90 casas e a doação de 60 Bolsas de Material de Construção (BMC). Em parceria, o Estado está concluindo as obras do hospital municipal.




Fonte: Redação/Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/375835/visualizar/