Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 23 de Agosto de 2004 às 08:57
Por: Patricia Neves

    Imprimir


Apesar de atuarem em inúmeros segmentos de atendimento, o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso enfrenta, a exemplo da Polícia Militar, o grave problema de efetivo reduzido.

A corporação, que nessa semana completou 40 anos, tem em seu quadro atual aproximadamente mil homens, quando o ideal seria que pelo menos três mil estivessem à disposição da população.

Em Cuiabá existem três unidades de resgate para atendimento e uma na cidade de Várzea Grande. O ideal seria que os números fossem duas vezes maiores.

A questão do efetivo se reflete mais duramente no interior do Estado, onde estão funcionando apenas 13 unidades do Corpo de Bombeiros em cidades pólos como Sinop e Tangará da Serra.

A alternativa encontrada para amenizar a situação precária é firmar parcerias com órgãos públicos, sociedade civil organizada, prefeituras, Fundação Estadual de Meio Ambiente (Fema) e Secretaria Estadual de Saúde (SES), principalmente no trabalho de prevenção.

Apesar do efetivo reduzido, de acordo com o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Ovídio Brugnolli, nunca se investiu tanto em contratação como nos anos de 2003 e 2004, com a efetivação de mais 350 homens. O grande número de aprovados gerou um outro tipo de problema, a falta de local destinado à formação desses novos profissionais. Quando turmas pequenas eram aprovadas em concursos públicos, com 40 a 50 homens, a formação era realizada nos quartéis onde eles prestariam serviços. Hoje, 180 soldados estão recebendo treinamento no Comando Geral dos Bombeiros, em Cuiabá.

O comandante explicou que já existe um projeto para uma área destinada à construção de um centro de treinamento, mas faltam os recursos agora para que as obras possam começar.

O número de atendimentos registrados pelo Ciosp, instalado em meados desse ano, demonstra com exatidão a importância desse profissional. Em um período de cem dias, a Central de Atendimento da Secretaria de Segurança Publica registrou atendimento de aproximadamente 2,5 mil ocorrências. Desse montante, 525 foram vítimas de acidentes de trânsito e 215 vítimas de atropelamentos.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/375856/visualizar/