Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 20 de Agosto de 2004 às 17:32
Por: RAQUEL BARROSO

    Imprimir


Cerca de seis mil pessoas já visitaram, nos quatro dias de realização do Amazontech 2004, o estande da Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat). "Montamos no pátio externo do Centro de Eventos do Pantanal, a Oficina de Artesanato Mineral com capacidade para nove pessoas produzirem até 60 peças por dia", afirma o coordenador do Núcleo de Artesanato Mineral da Metamat, Wanderlei Magalhães.

De segunda a sexta-feira, os alunos do Núcleo de Artesanato Mineral produziram cerca de 50 peças para demonstração do fragmento de rocha até o artefato (artesanato mineral em fase final de produção).

"O Núcleo de Artesanato Mineral é um projeto da Metamat em parceria com a Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia e Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania, com o objetivo de criar uma opção de emprego e renda aos alunos capacitados", ressalta Magalhães.

Em 2003 e 2004, o Núcleo capacitou 29 instrutores, os quais já estão trabalhando em oficinas de artesanato mineral em Juína, Peixoto de Azevedo, Poconé, Nova Xavantina, Cuiabá e Nova Brasilândia.

"No artesanato mineral são utilizados os rejeitos da mineração. Calcário, arenito, cristal de rocha, quartzo róseo e granizo são algumas das pedras utilizadas para a produção dos artefatos", explica o coordenador do Núcleo de Artesanato Mineral da Metamat.

Segundo o coordenador do Núcleo, para a instalação de uma pequena indústria de artesanato mineral são necessários apenas R$ 3 mil. "Com este investimento o empresário pode montar uma oficina com capacidade para produzir 30 peças por dia e gerar quatro empregos diretos", diz Magalhães.

O instrutor do Núcleo, Leonai dos Santos, afirma que o artesanato mineral tem tudo para fluir em Mato Grosso. "Se houver uma fonte de recursos para financiar a abertura de novas oficinas, os alunos capacitados poderão abrir o seu próprio negócio", completa Santos.




Fonte: Assessoria/Amazontech

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/375933/visualizar/