Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 20 de Agosto de 2004 às 16:11
Por: IVANA QUADROS

    Imprimir


As pessoas portadoras de deficiência em Mato Grosso já podem ter a perspectiva de contar com um órgão que os auxilie em questões específicas inerentes a elas. Com a implantação do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência (CEAPPD), que tem como objetivo ser um órgão fomentador de mobilização social e de diálogo com a sociedade, vai também ser o elo de ligação com o Estado e os demais Poderes constituídos.

O deputado Humberto Bosaipo (sem partido) vai apresentar, por meio de indicação, que será encaminhada ao governador Blairo Maggi (PPS), a necessidade da implantação do órgão. O documento deve ser proposto até o final deste mês. Bosaipo esclareceu que Mato Grosso é um dos poucos estados que não possuem um conselho que ampare os deficientes, apesar de cerca de 10 a 15% da população mato-grossense apresentar algum tipo de deficiência.

Segundo ele, ao longo dos anos, vários tipos de mobilizações de diferentes segmentos da sociedade civil têm surgido para defender e promover os direitos dos cidadãos em suas múltiplas dimensões.

“Não é tarefa do governo mobilizar a sociedade. No entanto, ele pode e deve colaborar nessa tarefa atendendo as demandas legítimas decorrentes dessa mobilização”, argumentou o parlamentar, ao complementar que essa representação vai intensificar o diálogo com o Estado.

Para a representante da Comissão do Fórum de Defesa da Pessoa com Deficiência, Flávia Tereza do Nascimento, a iniciativa é ótima: “Com a criação deste conselho, teremos representatividade. Isso também legitimará o trabalho do fórum”, salientou.

O parlamentar argumentou que a criação do CEAPPD é um antigo anseio das entidades e todos os seus interesses estarão voltados para o debate em torno de projetos, metas e propostas de ação. Ele assegura que o conselho vai fortalecer a classe e “lutar pela cidadania plena desse segmento”, complementou.




Fonte: AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/375943/visualizar/