Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 19 de Agosto de 2004 às 15:32
Por: SANNY LISBOA

    Imprimir


O governador Blairo Maggi e o secretário de Estado de Projetos Estratégicos, Cloves Vettorato, receberam nesta quarta-feira (18.08) mais uma comitiva de autoridades e empresários chineses. Eles vieram a Mato-Grosso movidos pelo interesse no potencial agrícola do Estado. Vettorato apresentou dados, por meio de uma cartilha escrita em chinês, sobre a produção de grãos e a pecuária.

O vice-presidente da CGOC -International Economic & Trading Co. Ltd, Liu Xue Jue, disse que a empresa, maior estatal esmagadora de soja da China, quer estreitar as relações comerciais com o Brasil, mas sem influência das empresas estrangeiras que dominam os portos brasileiros. Vettorato propôs algumas ações como saída para que as negociações não tenham interferência das tradings estrangeiras, como o investimento do governo chinês na criação de estruturas para o armazenamento de grãos, estradas, e outras.

O governador Blairo Maggi, que esteve na china em maio deste ano, reafirmou o interesse de Mato Grosso em estabelecer relações comerciais com o país. "Quereremos abrir definitivamente esse canal, o Estado só vai ganhar com isso", afirmou. O governador explicou aos visitantes que, diferente do governo chinês, no Brasil o Estado não tem envolvimento na compra e venda de produtos, que fica a cargo da iniciativa privada, mas será um estimulador das negociações com os empresários locais.

"Hoje produzimos 21 milhões de toneladas de grãos por ano e até 2012 esse número será de 45 milhões de toneladas", destacou. O secretário informou aos chineses que a soja mato-grossense tem grande aceitação no mercado europeu devido a sua qualidade. "É melhor do que o produto da região Sul do Brasil, da Argentina e até mesmo do que a soja dos Estados Unidos", afirmou Vettorato. O motivo, segundo ele, é que os grãos produzidos no Estado não são transgênicos e possuem maior quantidade de proteínas, por isso é preferido pelos europeus.




Fonte: Redação/Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/376061/visualizar/