Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 17 de Agosto de 2004 às 20:45
Por: CELESTE LUSTOSA

    Imprimir


Representantes dos países Procitrópicos se reuniram nesta terça-feira (17.08), na Amazontech, a fim de discutir um Programa de Cooperação de Investigação e Transferência de Tecnologias para os Trópicos Sul-americanos.

O Procitrópicos foi criado por Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Suriname e Venezuela que - conscientes da sustentabilidade da produção agropecuária dos principias ecossistemas da região Amazônica, e convencidos da necessidade de uma cooperação mais efetiva entre países, firmaram um convênio de cooperação entre eles e o IICA.

Segundo o secretário executivo dos Procitrópicos, Jamil Macedo, o programa de cooperação entre os países procitrópicos visa à promoção de um trabalho conjunto, em cenários de integração das Américas do Sul e Latina. "Precisamos criar uma agenda comum entre os países Procitrópicos e buscar alternativas de emprego e renda na Amazônia", disse.

Macedo ainda ressaltou que o principal objetivo do programa é fomentar o apoio recíproco entre instituições e identificar os mecanismos de articulação na região Amazônica. "Estamos priorizando a geração de novas tecnologias, a fim de solucionar as limitações da produção, processamento e comercialização das principais cadeias agroalimentares e a utilização sustentável dos recursos fitogenéticos", acrescentou.

O diretor executivo da Embrapa, Herbert Cavalcante, disse que a Embrapa está priorizando a integração das unidades de desenvolvimento da Amazônia. "É preciso um programa ousado para fortalecer os grupos de pesquisa, no sentido de construir infra-estrutura que viabilize o intercâmbio entre os pesquisadores", acrescentou.

O representante da Colômbia no Fórum, Salvador Rojas, ressaltou as dificuldades que os países Procitrópicos têm enfrentado, já que muitos deles possuem poucos recursos nacionais para pesquisas. "Além de poucos recursos, o trabalho integrado possui algumas barreiras, como a soberania de alguns países, políticas internas distintas, idiomas e diversidade cultural, além de que as vias de comunicação são difíceis na Amazônia", disse.

Apesar das dificuldades para a integração e cooperação entre países, os representantes presentes no Fórum acreditam que a Amazontech é uma grande oportunidade de avanço para a integração da pesquisa agropecuária na Amazônia. "Saímos daqui fortalecidos. O Amazontech é uma grande oportunidade para nossos avanços, já que nos reunimos e promovemos um intercâmbio de informações. Vamos continuar buscando a integração, e não permitiremos que barreiras políticas empeçam nosso avanço na área de ciência e tecnologia", finalizou Cavalcante, da Embrapa.

PLANO ESTRATÉGICO – Os membros dos países procitrópicos se reunirão em Manaus, no mês de setembro, onde definirão um plano estratégico de trabalho para os países amazônicos. O plano visa criar uma política comum para a criação de alternativas de emprego e renda na Amazônia, além do desenvolvimento sustentável da região.




Fonte: Assessoria/Fema-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/376160/visualizar/