Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 29 de Outubro de 2012 às 15:55

    Imprimir


A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Sorriso (420 km ao norte de Cuiabá), aderiu ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) do Ministério da Educação para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade, ao final do terceiro ano do ensino fundamental. Em Sorriso, devem participar cerca de 3,5 mil crianças nesta faixa etária e 120 professores.

A pedagoga Elenice Franciosi, que é coordenadora de Educação Infantil, explica que o programa prevê a formação continuada de professores alfabetizadores por meio de orientadores de estudo, professores que participarão de um curso presencial a ser realizado por uma universidade do estado e, posteriormente, partilharão o que aprenderam com os demais professores que atuam na alfabetização por meio de grupos de estudo.

Ainda segundo ela, a princípio, o pacto está alicerçado em 2 eixos: em 2013, a ênfase será em linguagem e, em 2014, em matemática. Vale lembrar que o conceito de alfabetização não está restrito ao fato de a criança aprender a ler e a escrever, mas abrange também as áreas de linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e ensino religioso.

Para alcançar a meta proposta, além do investimento na formação dos profissionais, o MEC também deve fornecer materiais didáticos diferenciados, como livros, manuais para os professores e jogos pedagógicos. Elenice explica que deve ser montada uma pequena biblioteca em cada sala de aula, despertando assim o hábito e o gosto pela leitura.

Para acompanhar a evolução do PNAIC, devem ser realizadas avaliações constantes pelos professores, com instrumentos a serem desenvolvidos pelos próprios educadores. Além disso, a Provinha Brasil também será realizada no início do processo e no final do segundo ano. No final do terceiro ano, será aplicada uma avaliação externa anual para verificar tudo o que o aluno aprendeu. Esta avaliação será feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/37626/visualizar/