Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 16 de Agosto de 2004 às 07:56
Por: Laice Souza

    Imprimir


Segundo estimativas do Corpo de Bombeiros, neste mês, até o dia 12, já tinham sido registrados exatamente doze acidentes de trânsito envolvendo motociclistas, condutores de automóveis e também referentes a atropelamentos. Para a população, os números continuam sendo assustadores, mas, se comparados proporcionalmente com outros municípios, as estatísticas não fogem à realidade destes, afirma o comandante do Corpo de Bombeiros, Major Denes Alves do Nascimento.

Com suas faixas de pedestres e uma condizente sinalização que compreende toda extensão da avenida Brasil, Tangará da Serra recebeu o título de município de trânsito educado. Hoje, em função do número de ocorrências de trânsito notificadas, diminuir o índice de acidentes tornou-se um desafio para a sociedade organizada. Diversas campanhas educativas e ações coletivas já foram realizadas por entidades e órgãos públicos, mas até o momento os índices de ocorrências registrados pelo Corpo de Bombeiros continuam oscilando entre 22 notificações (fevereiro) e 31 acidentes ocorridos no mês de junho.

O levantamento aponta, ainda, que a maioria dos acidentes envolvem motociclistas. Só no último mês, o Corpo de Bombeiros constatou que dos 30 acidentes de trânsito, 21 tinham como vítimas condutores de moto. Em comparação, no mesmo período do ano passado, ocorreram 22 casos desta natureza, sendo 14 com motociclistas.

Conforme a avaliação do Major Alves, apesar de serem passíveis de preocupação, as estimativas com relação aos acidentes de trânsito estão dentro de um nível de aceitação, se comparadas proporcionalmente com outros municípios. “Não classifico o trânsito tangaraense como muito violento, pois insere-se em um padrão de normalidade, o que não quer dizer que devamos ficar de braços cruzados. É importante que se verifique as causas destes acidentes para que os órgãos competentes tracem estratégias de ação junto à população”, afirmou.

Nesta perspectiva, a Polícia Militar, recentemente, teve a iniciativa de criar uma equipe de Trânsito, a qual auxilia nos trabalhos de fiscalização e autuação juntamente a Guarda Municipal de Trânsito. O trabalho, implantado no final de julho, está sendo desempenhado por cinco policiais com o apoio de duas motos e um veículo.

Em pontos estratégicos e horários especiais, nos quais o fluxo de veículos é superior, a equipe atua repassando orientações e notificando possíveis infratores. O 3º Sargento PM, Roberto Carlos de Moraes, conta que através deste trabalho já foram identificadas diversas irregularidades, sendo as principais: documentação atrasada, ausência do uso de cinto de segurança, uso de celulares durante a condução, tendo sido esta última até mesmo flagrada pela reportagem do DS e pela equipe de Trânsito no momento da entrevista.

Inicialmente, conforme explicou Moraes, os condutores estão sendo apenas orientados, mas, para estes próximos dias, a equipe pretende atuar com mais rigor, fazendo autuações e multando os infratores.




Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/376330/visualizar/