Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 13 de Agosto de 2004 às 18:39
Por: Joana Dantas

    Imprimir


Os produtores mato-grossenses podem dobrar a produção de açúcar para atender o mercado internacional. A expectativa otimista de ampliação do consumo externo decorre da decisão favorável da OMC (Organização Mundial do Comércio) contra os subsídios europeus ao produto.

"A decisão ainda cabe recurso, porém depois de julgado na primeira instância, dificilmente a OMC muda o veredicto. Por isso, a expectativa de crescimento do setor é muito positiva", observou o presidente do Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras do Estado de Mato Grosso (Sindalcool-MT), Piero Parini.

Segundo ele, o Estado tem capacidade de dobrar a produção atual, basta haver mercado para estimular investimentos. "A projeção futura é que o mercado se consolide de maneira que possamos atender o mundo sem a ameaça de concorrência desleal. Situação que inspira mais segurança aos empreendedores para investir no setor", analisou o presidente do Sindalcool.

A previsão da safra 2004 em Mato Grosso é de 552 mil toneladas de açúcar, numa área de 201 mil hectares plantados. Cerca de 67,8% da produção de açúcar é destinado às exportações. A região de Tangará da Serra é a maior produtora de cana-de-açúcar de Mato Grosso.

Produtividade

Em 2003, a produtividade foi melhor, o Estado obteve 580 mil toneladas de açúcar. "À medida que o mercado internacional for crescendo, a tendência é o produtor produzir direcionado a essa demanda", reforçou Parini.

Existem nove produtoras no Estado, sendo quatro exclusivamente de açúcar e cinco do açúcar e álcool.

Assim como o Brasil, Mato Grosso tem vantagem sob os concorrentes em função do solo, do clima e da tecnologia existentes. "Nossa cana tem mais quantidade de sacarose, isso amplia a qualidade do açúcar com um menor custo de produção", explicou o presidente do Sindalcool.




Fonte: Folha do Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/376419/visualizar/