Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 13 de Agosto de 2004 às 10:04

    Imprimir


A Centro Grãos embarca nos próximos dias 18 e 21 de agosto o primeiro carregamento de soja para exportação comercializado pela central. Serão 10 mil toneladas do produto rumo à China, oriundas de um pool de 16 produtores. A Centro Grãos é uma central de comercialização criada pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) para apoiar o produtor na exportação direta de seu produto. Para o ano que vem a Centro Grãos já contabiliza mais de 100 adesões. Esses produtores que estão embarcando sua soja este mês conseguiram do Banco do Brasil e da Sicredi os Adiantamentos de Contrato Câmbio (ACCs). Ou seja, o produtor, após fechar o contrato de venda da soja, consegue do banco um adiantamento do pagamento que vai receber quando o produto for entregue. Além do Banco do Brasil e do Sicredi que assinaram convênios com a Famato para liberação de ACC, o Banco da Amazônia (Basa), também está discutindo com a entidade representante do agronegócio a possibilidade de atender o produtor mato-grossense. Pelo convênio fechado com a Famato, o Banco do Brasil deve disponibilizar este ano R$ 50 milhões para ACC.

Entre as vantagens para o produtor que utilizar a Centro Grãos para exportar a soja estão o não pagamento de imposto de 2,3% (isenção garantida para exportação pela Lei Kandir); a liberdade para negociar com quem quiser; e o não pagamento de 15% a 16% para tradings.

Denilson Torres, da coordenação da Centro Grãos, explica que qualquer produtor pode utilizar os serviços da central. "Nós providenciamos os documentos necessários para a exportação junto à Receita Federal e providenciamos a logística, contratando empresas de transporte", diz.

Para manter a estrutura do Centro Grãos (confecção de documentos, contratação de funcionários) a Famato cobra do produtor/exportador 0,03% do valor do ACC, quando da sua liberação e 0,5% por tonelada de soja quando o produto for pago pelo importador. A estimativa, segundo o coordenador da Centro Grãos, João Birkhan, é que 240 mil toneladas de soja sejam exportadas este ano.




Fonte: Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/376470/visualizar/