Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 13 de Agosto de 2004 às 07:35

    Imprimir


O Governo do Estado vai investir fortemente na informatização das escolas a partir do ano que vem, anunciou na manhã desta quinta-feira (12) o governador Blairo Maggi, durante a entrega de laboratórios de Informática para 14 escolas. Maggi explicou que este ano o Estado está trabalhando na informatização da Secretaria de Estado de Educação para permitir a integração em rede da Secretaria, escolas e outros órgãos. "A meta é até o fim deste Governo informatizar 100% as escolas estaduais, proporcionando aos alunos a inclusão digital. Esperamos que brevemente todas as escolas estejam nessa situação", disse Maggi, se referindo ás escolas que foram beneficiadas agora com os laboratórios.

Levou dois anos para que estas 14 escolas (de 12 cidades - Cuiabá e mais 11 do interior) recebessem o tão esperado laboratório. No início do atual Governo descobriu-se que os kits enviados ao Estado, fruto do Promed (Programa de Melhorais e Expansão do Ensino Médio, não passavam de sucata. Nesse período houve uma intensa batalha judicial para que fossem fornecidos os computadores de acordo com a licitação. "Mandamos fazer uma vistoria e não tinha nada dentro dos computadores. Era só sucata e não servia para nada. Não concordarmos com aquela situação, de claro desperdício do dinheiro. O que foi comprado tinha que ser entregue", afirmou o governador.

O Promed foi criado em 2000 pelo Ministério de Educação em parceria com o Banco Mundial (Bid). O objetivo é melhorar a qualidade do Ensino Médio usando a informática como importante ferramenta, já que através da internet, por exemplo, o aluno pode ampliar seus conhecimentos. O programa, que incluiu Mato Grosso, por meio de uma parceria com a Seduc, beneficiou 24 escolas estaduais, das quais 10 já haviam recebido os laboratórios por possuírem nas escolas o espaço físico para a implantação.

Durante solenidade realizada no Salão Nobre do Palácio Paiaguás, diretores e representantes das escolas receberam oficialmente os laboratórios das mãos do governador Blairo Maggi, da vice-governadora Iraci França e da secretária de Educação Ana Carla Muniz, além de outras autoridades que participaram da cerimônia. Maggi pediu ainda aos diretores e representantes das escolas que ajudem o Estado a preservar o patrimônio escolar, pois o dinheiro é curto. "O mais caro é a manutenção do patrimônio. Se as instalações forem bem conservadas, sobra mais dinheiro para investir na construção de salas de aula e melhorar o ensino", recomendou.

"É um dia de alegria para estas escolas que estavam esperando há dois anos. A Seduc está trabalhando para que todos os alunos possam ter acesso à informática", disse a secretária de Educação Ana Carla Muniz. Falando em nome dos diretores presentes à entrega dos laboratórios, a professora Valéria Isabel Andreola, representando a Escola Estadual 29 de Novembro de Tangará da Serra, disse que o laboratório será uma importante ferramenta que beneficiará alunos e a comunidade. "A tecnologia avança com rapidez e o laboratório será de grande valia, pois vai melhorar o trabalho de ensino e aprendizado", afirmou a professora.

Cada kit de informática custou R$ 33 mil e é composto por nove microcomputadores Pentium 4 1,9GHz e um microcomputador Pentium 4 2,4GHz. Os computadores possuem dois sistemas operacionais, o Windows e o software livre Linux. Os laboratórios são equipados ainda com duas impressoras, 10 mesas para computadores, 10 cadeiras, 02 mesas para impressora e 10 estabilizadores. Como contrapartida no programa, a Seduc está capacitando os professores para operarem nos laboratórios de informática. Receberam os laboratórios as seguintes escolas: Cuiabá (Escolas Estaduais José Barnabé de Mesquita, Liceu Cuiabano e Antonio Cesário Neto); Alta Floresta (escola Jaime Veríssimo de Campos); Diamantino (escola Plácido de Castro); Guarantã do Norte (escola Albert Einstein); Guiratinga (escola Maria de Lourdes Frageli); Juara (escola Oscar Soares); Matupá (escola Jardim das Flores); Primavera do Leste (escola Professora Alda Scopel), Rondonópolis (escola Mário Spinelli); e Tangará da Serra (escola 29 de Novembro).

Dentre as autoridades, também participaram da solenidade de entrega dos laboratórios os secretários Louremberg Nunes Rocha (Ação Política), Yênes Magalhães (Planejamento), Antonio Carlos Máximo (adjunto de Políticas Educacionais da Seduc), o presidente do Cepromat (Centro de Processamento de Dados), Adriano Niehues, professora Carolina da Silva, representando o reitor da Unemat, Taisir Mahmudo Karim e o superintendente de Políticas Indígenas, Idevar Sardinha.




Fonte: Mídia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/376484/visualizar/