Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 10 de Agosto de 2004 às 22:48
Por: Lana Cristina

    Imprimir


O Ministério da Agricultura confirmou que é transgênico o algodão coletado em lavouras de Mato Grosso, em fiscalização de rotina, na semana passada, é transgênico. O ministro Roberto Rodrigues disse que a fiscalização será intensificada no Estado e ampliada para outros 15 estados produtores de algodão.

As análises foram feitas por laboratório credenciado do Ministério e o resultado foi divulgado ontem. A partir de agora, o governo exigirá testes de presença de organimos geneticamente modificados (OGM's) em todas as sementes de algodão usadas para plantio nas próximas safras.

Quem plantar clandestinamente poderá ter a lavoura destruída, responder criminalmente e ainda perder o acesso ao crédito para produção. A lei que regula o uso de OGM's (de Biossegurança) no Brasil submete a liberação de qualquer tipo de organismo geneticamente modificado à avaliação da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) e exige que haja a autorização dos ministérios da Agricultura, Meio Ambiente e Saúde, dependendo do organismo.

De acordo com o ministro, a detecção de algodão transgênico é preocupante porque há possibilidade de polinização cruzada por insetos com o algodão convencional ou com espécies silvestres. Rodrigues disse que o Ministério desenvolverá um plano de combate ao uso de sementes transgênicas de algodão em conjunto com o governo estadual de Mato Grosso.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/376715/visualizar/