Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 09 de Agosto de 2004 às 17:04
Por: JESIEL PINTO

    Imprimir


Representantes do Ministério do Trabalho, da Delegacia Regional do Trabalho (DRT), da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fema) e sindicatos do trabalhador foram apresentados, nesta segunda-feira, a uma nova perspectiva em Vigilância em Saúde do Trabalhador. Esse foi o tema abordado pelo técnico do Ministério da Saúde, Luiz Carlos Fadel de Vasconcellos, em palestra no Hotel Paiaguás. O Curso de Capacitação de Vigilância em Saúde do Trabalhador começou nesta segunda-feira (09.08) e vai até sexta-feira (13.08).

A gerente de Vigilância à Saúde do Trabalhador, Evanil Mamoré de Souza, disse que a mudança que deverá ocorrer, a partir dessa capacitação, será de enfoque e de estrutura. "Até o momento a preocupação da Vigilância em Saúde, na realidade, não levou em conta o trabalhador, atendendo mais a questão da fiscalização. Agora isso vai mudar e a Vigilância vai integrar suas ações a outras vigilâncias e segmentos", informou.

Com esse objetivo como alvo, o curso convidou líderes sindicais para assistirem suas aulas. "Os sindicatos fazem parte da lista de segmentos que estão na ponta do processo de comprometimento dos trabalhadores com a Saúde", explicou Ivanil Mamoré. O curso é realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (Ses), por meio de sua Superintendência de Saúde Coletiva, da Escola de Saúde Pública e em parceria com o SUS Sistema Único de Saúde.

HOSPITAIS SENTINELAS - Uma das ações apresentadas no curso, e que irá mudar a cara da Vigilância Em Saúde do Trabalhador no Estado é o estabelecimento dos Hospitais Sentinelas. Para tanto estará sendo realizado, nos dias 19 e 20 de agosto, uma Oficina Para Implantação de Hospitais Sentinelas. Ivanil Mamoré anunciou que "a verba de 490 mil reais, a ser liberada no período de um ano, para a implantação desses hospitais já está alocada pelo MS. Falta apenas que um representante do Ministério venha a Mato Grosso para assinar o protocolo do convenio". Em princípio será construído um Hospital Sentinela estadual e outros três nos municípios de Cuiabá, Rondonópolis e Sinop. "Os Hospitais Sentinelas são uma das formas mais avançadas prevenção na Vigilância em Saúde do Trabalhador", identificou a gerente.

CURSO EM SAÚDE DO TRABALHADOR - Entre os dias 25 e 28 deste mês de agosto será dado mais um passo em direção a esse objetivo de integração do trabalho da Vigilância em Saúde do Trabalhador com um Curso em Saúde do Trabalhador na Atenção Básica. O curso será ministrado em Tangará da Serra, uma evidencia da interiorização da capacitação, e terá como objetivo ensinar aos profissionais da rede Básica de Saúde os princípios mais importantes da assistência à Saúde do Trabalhador de forma integrada às ações da Vigilância em Saúde do Trabalhador do SUS.




Fonte: Ses-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/376843/visualizar/