Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 09 de Agosto de 2004 às 09:47
Por: Maria Helena Benedet Barbuio

    Imprimir


Um convênio assinado entre a Famato (Federação da Agricultura de Mato Grosso) e o Banco do Brasil vai garantir auxílio ao produtor para conseguir linhas de crédito para exportação da soja e do algodão. É justamente explicar como este convênio funciona é que representantes das duas entidades irão se reunir amanhã, em Sinop, com produtores de toda a região.

O superintendente regional do banco, João Zanette De Lucas, explicou que hoje o banco já faz transações através da ACC Rural (Adiantamento de Contrato de Câmbio) para a exportação do algodão e agora quer ampliar os negócios oferecendo a opção também para o sojicultor. “Queremos dar uma opção a mais para o produtor de soja para que possa exportar diretamente seu produto”, explicou. “Será um caminho a mais para o produtor vender sua produção lá fora e ter uma rentabilidade um pouco maior”, completou. Segundo De Lucas, os recursos para a ACC são captados no exterior para custear a lavoura, destinada à exportação e lembrou que a antecipação de contrato cambial é mais uma opção de captação de recursos, além das linhas de créditos hoje praticadas pelo Governo Federal, para custear as lavouras.

A função da federação no convênio, conforme o superintendente é agenciar os produtores de soja como conseguir os recursos. “A Famato irá orientar o produtor passo a passo, desde a documentação até a finalização do processo, enfim, será o agenciador do produtor”, detalhou. “Como este convênio irá funcionar, o objetivo, como funciona a ACC, enfim, vamos fazer uma explanação completa sobre este assunto aos produtores”, acrescentou.

Além do convênio, a CPR Estrada (Cédula de Produto Rural) utilizada para pavimentação de estradas em parcerias com o governo estadual e a viabilização de importação de insumos feita diretamente pelo produtor, também serão discutidos durante o encontro. A reunião será às 19h30 na sede da AABB (Associação Atlética Banco do Brasil) em Sinop.

João Zanetti alertou que as discussões serão voltadas para produtores de todo o Nortão, principalmente dos municípios produtores agrícolas. Na quarta-feira (11) o encontro será realizado em Diamantino, e na quinta-feira (12) em Campo Novo do Parecis.




Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/376891/visualizar/