Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 05 de Agosto de 2004 às 13:38
Por: CELESTE LUSTOSA

    Imprimir


Técnicos da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fema) realizam uma oficina de planejamento para o Plano de Manejo do Parque Estadual do Araguaia, nos dias 06 e 07.08, no município de Novo Santo Antônio. A oficina tem como objetivo obter informações que orientem os estudos e o manejo para a área do parque e seu entorno e conta com a participação de toda a comunidade, através de sindicatos, colônias de pescadores, prefeitura e sociedade civil organizada.

O Parque Estadual do Araguaia possui 230 mil hectares, está localizado na Bacia Hidrográfica do Rio Araguaia, no município de Novo Santo Antônio, e tem em seu entorno os municípios de São Félix do Araguaia e Ribeirão Cascalheira e o estado de Tocantins. O parque garante a proteção dos recursos hídricos e a movimentação das espécies da fauna nativa, preservando uma amostra representativa dos ecossistemas existentes na área e proporcionando oportunidades controladas para uso público, educação e pesquisa científica.

Segundo o coordenador de Unidades de Conservação (CUCO) da Fema, Júlio César, o Plano de Manejo deverá definir prioridades de pesquisa ecológica aplicada e procedimentos para incorporação contínua dos resultados ao manejo do Parque. "O planejamento ordenado das ações a serem implementadas em uma Unidade de Conservação é fundamental para garantir a proteção dos recursos naturais nela existentes", disse.

A Fema estabeleceu, para a elaboração deste Plano de Manejo, uma equipe de trabalho, constituída por técnicos da instituição. A equipe de trabalho acompanha as diferentes atividades de elaboração do plano e participa das discussões dos documentos apresentados pela consultoria contratada. O trabalho é feito em parceria com a Unemat, que realiza os trabalhos de caracterização ecológica e sócio-econômica e o levantamento dos atrativos naturais do parque.

PNMA II - A implantação do Parque Estadual do Araguaia, através da elaboração do seu Plano de Manejo, é uma contrapartida estadual ao projeto de Conservação dos Recursos Naturais de Promoção do Desenvolvimento Sustentável na Região do Araguaia, parte do Programa Nacional do Meio Ambiente (PNMAII), executado pelo Governo do Estado, através da Fema, e financiado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).




Fonte: Fema-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/377094/visualizar/