Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 05 de Agosto de 2004 às 09:57

    Imprimir


A ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, afirmou hoje que haverá risco de falta de energia caso não sejam resolvidos os problemas de licenciamento ambiental para as usinas hidrelétricas cuja produção vai garantir o crescimento do consumo no país.

A questão envolve 24 usinas outorgadas até 2002 que estão sem licenças ambientais e 17 hidrelétricas que serão licitadas até o primeiro trimestre de 2005.

"Terá de haver uma adequação entre os ritmos de licenciamentos ambientais e as necessidades do setor elétrico", afirmou a ministra durante reunião do CDES (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social). "Não existe como não faltar energia se você não investir."

Ela apresentou um documento com as necessidades de investimentos no setor, no qual havia uma alerta sobre o "risco de falta de energia".

Dilma afirmou que não era objetivo do Ministério criar "ameaças" e evitou utilizar a palavra "racionamento" em seu discurso.

Em relação aos órgão responsáveis pelo problema, a ministra dividiu as responsabilidades. "Esse problema não está ligado só ao Ibama e ao Ministério do Meio Ambiente. A grande maioria é de usinas de órgão ambientais estaduais, e ainda há problemas na área do Ministério Público Estadual."

O diretor da Abong (Associação Brasileira das Organizações Não Governamentais) José Antonio Moroni, que também participou da reunião do CDES, afirmou que a questão ambiental não deveria ser vista como um empecilho para o desenvolvimento do país e se disse preocupado com a posição da ministra, que afirmou que "o meio ambiente era um problema".

"O meio ambiente não pode ser visto como um problema", afirmou Moroni. "Isso nos preocupa."

Pelos cálculos do Ministério de Minas e Energia, haverá um aumento de 5% no consumo de energia caso o país tenha um crescimento médio de 4,5% ao ano entre 2004 e 2010. Para uma projeção de crescimento de 2,5%, o consumo cresceria 3%. Se a economia tiver uma expansão de 5,5% ao ano, a demanda anual por energia aumentará 6%.




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/377121/visualizar/