Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 05 de Agosto de 2004 às 08:42

    Imprimir


Várias ações de Educação em Saúde serão desencadeadas no Estado, no Dia Nacional da Saúde, comemorado nesta quinta-feira (05.08). A Secretaria de Estado de Saúde (Ses), por meio da Coordenadoria de Educação em Saúde e Centro de Referência de Média e Alta Complexidade (Cermac), promoverão ações educativas integradas junto à sociedade, levando informações sobre doenças, na abordagem preventiva, como: modo de transmissão,sinais, sintomas, tratamento.

"A assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas, tem dado resultado positivo para o Estado na atenção básica à saúde aos Usuários do Sistema Único de Saúde",disse a Coordenadora de Educação em Saúde da Ses, Debbie Caporossi

Em Cuiabá, no Ganha Tempo, localizado na Praça Ipiranga, técnicos da Saúde estarão realizando oficinas no período matutino e vespertino. Na área de DST/Aids, o tema da oficina será sobre Sexo Seguro, haverá exposição educativa e informativa sobre o uso correto da camisinha, além da distribuição. Na área de Oncologia(câncer), técnicos de Oncoginecologia e Mastologia estarão ensinando os usuários do Ganha Tempo a realizar Auto Exame, além da oficina que estará acontecendo sobre o assunto. Serão oferecidos serviços: Teste de Glicemia, aferição de pressão arterial e avaliação do IMC( Índice Massa Corpórea). Na abordagem educativa dois assuntos relevantes serão tratados: Câncer de Próstata e Tabagismo.

O MT Hemocentro desenvolve campanhas na capital e interior de doação de sangue e tem como principal finalidade buscar os pais como parceiros, utilizando o slogan " Pai Herói doa Sangue". O ônibus do MT Hemocentro ficará estacionado na Praça da República no período das 8h às 17h.

Já no Centro de Reabilitação Integral do Sistema Único de Saúde, Dom Aquino Correa, será desencadeada uma campanha de concessão de prótese auditiva , em parceria com o Creada (Centro de Referência Estadual de Atendimento ao Deficiente Auditivo-Sus-MT). "A campanha se faz necessária devido a demanda reprimida de 872 pacientes em lista de espera.Esperamos zerar esta lista , atender a todos e caso constatar a necessidade fornecer os aparelhos auditivos", disse o atual diretor geral do Centro de Reabilitação,Pedro Martins D’Ornellas Neto.

Na pediatria do Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, a partir das 8h da manhã , os "Doutores Palhaços" estarão promovendo atendimento humanizado aos usuários, dentro da filosofia de trabalho de exercerem a função de suavizadores de ambientes hospitalares. "São os Doutores Palhaços que levam alegria, disposição, atos e palavras de coragem aos pacientes no enfrentamento às doenças ", afirmou a coordenadora de Qualidade de Vida no Trabalho, Zuleide Klein.

O Grupo Saúde com Alegria estará também no Hospital do Câncer a partir das 14 horas.




Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/377128/visualizar/