Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 05 de Agosto de 2004 às 00:32

    Imprimir


Polícia Militar aguarda reforços para desocupar duas fazendas invadidas pelo Movimento dos Sem-Terra, em Nova Olímpia. A PM, para cumprir a liminar de reintegração de posse, expedida pelo juiz Otávio Vinícius da 2° vara da Comarca de Barra do Bugres, aguarda chegada de mais reforços e equipamentos para fazer cumprir a liminar. “Estamos aguardando uma decisão do escalão superior, porque necessitamos de mais homens e equipamentos, caso os sem-terras não queiram sair”, explicou o capitão Alvarenga, que está chefiando a operação.

Segundo o capitão, estão participando da operação policiais militares de Nova Olímpia, Barra do Bugres e Tangará da Serra. O capitão afirmou ainda que a operação tem como meta, além de garantir a reintegração de posse, garantir que a desocupação seja pacífica, e que não ameace a integridade tanto dos políciais como das outras pessoas envolvidas no processo.

Acampados desde maio passado, na Fazenda Norte Sul e na Fazenda Retiro Novo, os sem-terra reivindicam das autoridades responsáveis uma área para que as famílias possam ser assentadas. Segundo o líder do movimento, Carlos Maciel, essa luta já vem há mais de três anos. “Este ano, tivemos que desocupar a fazenda Monte Alegre, onde ficava o acampamento Oziel Pereira. Depois fomos levados para uma fazenda alugada, aqui mesmo no município, mas nada de concreto ficou decidido sobre a nossa situação. Precisamos de uma decisão das autoridades competentes. Afinal, temos crianças e pessoas de idade que estão nessa luta há mais de três anos e agora estamos novamente sendo expulsos de outra fazenda. Quando isso vai acabar? Precisamos de soluções”, explicou.

Com pedaços de pau e madeiras, os sem-terras fizeram uma trincheira e bloquearam a estrada municipal que dá acesso à fazenda e aos assentamentos rurais, Rio Branco e Jatobá. Armados apenas com foices, machados e enxadas nas mãos, o líder do movimento afirma que irá ter resistência caso a polícia tente desocupar a área. “Só vamos desocupar caso a gente tenha um lugar para onde ir. Se isso não acontecer, iremos resistir com todas as nossas forças”, afirmou o líder do movimento.

História: Em 2001, sem-terras de várias regiões do Estado migraram para Nova Olímpia e se organizaram no acampamento Oziel Pereira, localizado na fazenda Monte Alegre, cerca de 25km da sede do município. A prefeitura do município, durante os dois anos, forneceu leite, combustível, educação e saúde para as mais de 750 famílias que ali se encontravam.

Nesse período, os sem-terras invadiram por três vezes a sede da prefeitura municipal, para manifestar contra a demora no assentamento dessas famílias e melhorias na infra-estrutura do assentamento. Hoje, no acampamento na fazenda Norte Sul, estão concentrados, segundo o líder do movimento, mais de três mil pessoas, entre crianças e adultos.

Até às 18:00 horas de ontem, a polícia militar ainda estava negociando com as lideranças do movimento. No início da tarde, o coronel Rodrigues foi pessoalmente até o local para participar das negociações.




Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/377156/visualizar/