Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 04 de Agosto de 2004 às 22:14
Por: Nádia Faggiani

    Imprimir


O setor industrial cresceu 16,8% no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, conforme pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os Indicadores Industriais de junho apontaram melhora no desempenho industrial e um crescimento de 27,7% nos últimos 12 meses em quase todos os Estados brasileiros e setores da economia.

“Há um ano os indicadores industriais mantêm-se em trajetória de crescimento, que pode ser muito acentuada, como no caso das vendas reais, ou moderadamente forte, como pode ser percebido nas variáveis ligadas diretamente à produção e no mercado de trabalho”, diz o presidente da CNI, Armando Monteiro.

De acordo com a pesquisa, o bom desempenho industrial é sustentado pela demanda interna, por meio da recuperação dos salários e do crédito, mas, principalmente, pelo excelente desempenho das exportações, que crescem a níveis recordes. A pesquisa informou que o índice de utilização da capacidade instalada é o maior de toda a série histórica, iniciada em 1992. As vendas reais da indústria de transformação ampliaram-se 1,93% em junho, relativamente a maio.

Os Indicadores Industriais da CNI apuraram um aumento de 0,75% no número de pessoas empregadas na indústria de transformação em junho, relativamente a maio. Descontada a influência sazonal, o crescimento foi de 0,65%, a maior variação entre dois meses subseqüentes de toda a série histórica, que começou em 1992.

Na comparação com junho de 2003, o contingente de trabalhadores da indústria de transformação foi acrescido em 2,83%, a maior taxa de variação em doze meses de toda a série histórica dos Indicadores Industriais CNI. Na comparação dos primeiros semestres de 2004 e 2003, a variação foi um pouco menos acentuada, de 1,15%. nas indústrias de calçados.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/377165/visualizar/