Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 04 de Agosto de 2004 às 20:55
Por: Lana Cristina

    Imprimir


Um acordo de cooperação entre os Ministérios da Ciência e Tecnologia e o do Desenvolvimento Agrário garantirá investimentos de R$ 10 milhões em assistência técnica, extensão rural e qualificação de profissionais que trabalham na transferência de tecnologia agrícola. Metade dos recursos será do Fundo Setorial do Agronegócio e os outros 50% serão contrapartida do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

O dinheiro será aplicado em projetos de extensão universitária que englobem a geração e transferência de tecnologia para agricultores familiares e também o envolvimento de estudantes nesse processo, e no Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Tecnologias já desenvolvidas por pesquisadores da Embrapa poderão, assim, ser repassadas a comunidades rurais.

O ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, explicou que o acordo dará a oportunidade dos universitários conhecerem de perto a realidade social do campo, ao mesmo tempo em que a universidade cumprirá seu papel de extensão ao produzir tecnologias adequadas às necessidades do produtor. "É uma forma de contribuir para aqueles que constroem o país", observou.

Nas próximas semanas, haverá uma chamada interna na Embrapa para que os pesquisadores apresentem projetos de transferência de tecnologia já desenvolvidos. Um comitê de julgamento avaliará os aspectos da inclusão social, além de outros critérios técnicos, antes que o projeto seja aprovado e receba o recurso.

Os recursos do Fundo Setorial do Agronegócio serão distribuídos igualmente pelas cinco regiões do país. Do dinheiro destinado a projetos da Embrapa, R$ 2 milhões são para a região Nordeste.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/377168/visualizar/