Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 02 de Agosto de 2004 às 18:00

    Imprimir


O XXV Congresso Nacional de Milho e Sorgo (CNMS) está se aproximando. Programado para o período de 29 de agosto a 2 de setembro, em Cuiabá-MT, o evento apresenta o tema "Da agricultura familiar ao agronegócio: tecnologia, competitividade e sustentabilidade". A promoção é da ABMS (Associação Brasileira de Milho e Sorgo) e as instituições realizadoras são a Embrapa Milho e Sorgo, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e a Empaer-MT (Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural).

De acordo com Paulo César Magalhães, presidente da Comissão Científica do CNMS e pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo, estão inscritos 438 trabalhos técnico-científicos. O número é maior que a média dos últimos congressos, que é de 400 trabalhos apresentados. De pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo, são 176 trabalhos (em 103 a empresa tem o primeiro autor e em 73 o co-autor).

A organização do evento estima a participação de cerca de 800 pessoas, entre pesquisadores, professores, estudantes, representantes de empresas ligadas ao agronegócio e outros profissionais. A média dos últimos congresso tem ficado entre 400 e 500 participantes.

Paralelamente ao CNMS, está programada a realização do I Simpósio brasileiro sobre a lagarta-do-cartucho, Spodoptera frugiperda. Nos dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro, serão discutidos resultados de pesquisas de diferentes instituições sobre a principal praga que ataca a cultura do milho no país e traz aos agricultores brasileiros prejuízos de mais de 400 milhões de dólares por ano.

Também durante o XXV Congresso Nacional de Milho e Sorgo, será oferecido o curso "Sistema de produção de milho", com carga horária de 32 horas e voltado para extensionistas. No curso, serão abordados temas como manejo de pragas e de doenças, ecofisiologia e máquinas agrícolas. Os instrutores são pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo. Já a Empaer-MT está organizando um mini-curso para agricultores assentados da reforma agrária.

E na segunda-feira, 30 de agosto, a Embrapa Milho e Sorgo lançará o híbrido simples de milho BRS 1030 e o sorgo granífero BRS 310. As duas cultivares têm, entre outras características, resistência a algumas das principais doenças e pragas que atacam as culturas no Brasil. Para mais informações sobre o XXV Congresso Nacional de Milho e Sorgo, o telefone da secretaria da ABMS é (31) 3779-1086 e o site da associação é www.abms.org.br.




Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/377277/visualizar/