Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 24 de Julho de 2004 às 10:56
Por: Marcy Monteiro Neto

    Imprimir


O governador Blairo Maggi rebateu as acusações feitas pela revista inglesa The Economist sobre o desmatamento na floresta amazônica, no norte do Estado. Maggi reclamou dos países que criticam o Brasil e garante que a floresta é preservada. "Os países de fora, nossos concorrentes, querem engessar o Brasil e dizer que não se pode fazer mais nada. Isso é pura besteira. Temos que fazer desenvolvimento, crescimento, porém preservar", apontou o governador. Ele defendeu também que Mato Grosso tenha um desenvolvimento auto-sustentável. "É o que nós estamos buscando fazer", finalizou.

Acusações

O governador Blairo Maggi é apontado pela revista inglesa como o grande vilão do desmatamento da floresta amazônica. A expansão do plantio da soja e a pavimentação da rodovia BR-163 seriam os motivos do crime cometido contra a natureza, segundo a revista The Economist, que começou a circular ontem. A revista critica o governador e o aponta como o maior inimigo da floresta por ser o maior produtor individual de soja no mundo.

Em matéria de capa, intitulada "Salvando a floresta tropical", a revista britânica faz críticas ao governo de Mato Grosso pelo avanço da soja e cita dados do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e Instituto Socioambiental (ISA) para alertar que com a pavimentação da rodovia, que irá passar por um local onde vivem diversas espécies de pássaros, serão destruídos entre 22 mil e 49 mil quilômetros quadrados de floresta dentro de 35 anos.

Opinião

A revista britânica, em editorial, reclamou da falta de apoio dos países ricos para a questão ambiental e afirmou que países tropicais, em geral mais pobres, devem ter o direito de se beneficiar economicamente com o desflorestamento.

A Economist criticou também a excessiva cobrança em cima dos países que detêm florestas, como o Brasil, e lembrou que os Estados Unidos e a Europa destruíram as florestas no passado e hoje, ao invés de criticar, deveriam ajudar a pagar a conta da preservação da Amazônia.




Fonte: Folha do Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/377532/visualizar/