Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 23 de Julho de 2004 às 13:31
Por: Jesiel Pinto

    Imprimir


Foi realizado na manhã desta sexta-feira (23.07), no auditório da Escola de Saúde Pública Dr. Agrícola Paes de Barros, o I Fórum Municipal Intersetorial de Atendimento ao Adolescente em Uso e Abuso de Álcool e outras Drogas. Representando o secretário de Estado de Saúde, Marcos Machado, o secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Saúde (Ses), Antonio Augusto de Carvalho, falou na abertura do evento.

O objetivo do fórum foi promover o intercambio entre as instituições públicas e não-governamentais que realizam ações de promoção, prevenção e assistência à saúde, defesa e desenvolvimento sócio-cultural ao adolescente, em Cuiabá. Além disso, serviu para divulgar a iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá na implantação das ações e serviços de Atenção à Saúde do Adolescente em Uso e Abuso de Álcool e outras Drogas.

Na palestra de abertura, o secretário-adjunto mapeou o desenvolvimento da adolescência como uma fase de intensas mudanças biológicas, psicológicas, sociais e culturais. “É normalmente uma época predominada pela vontade de experimentar, conhecer e viver intensamente”, ele afirmou.

Antonio Augusto de Carvalho lembrou da disposição para colaborar com projetos sociais, ambientais, culturais e de outros tipos que é comum nessa fase da vida dos jovens. Mas ressaltou a tendência em aceitar e enfrentar riscos diretos como o de dirigir em alta velocidade, envolvimento em atos de violência e a prática de sexo inseguro, uso de álcool, drogas e outras peculiaridades da idade.

O adjunto relacionou essa tendência com o aumento dos índices de mortalidade por causas externas, entre jovens, que chega a 73% do total de mortes nessa faixa etária, principalmente de homicídios e acidentes de trânsito.

O representante do Secretário de Saúde, na abertura do fórum, aproveitou a ocasião para apresentar o fator de proteção que a Ses está disponibilizando aos adolescentes, para proteção deles. Ele falou do trabalho que a área técnica de Saúde do Adolescente está desenvolvendo em prevenção do consumo de álcool e outras drogas, da prevenção às DST/HIV, da gravidez não planejada, a violência e a todos os agravos que interferem no bem estar dos adolescentes. Ele mencionou, também, a confecção de uma Cartilha de Orientação aos adolescentes e jovens sobre sua saúde e bem estar.

A interiorização preconizada pelo secretário Marcos Machado também foi abordada pelo secretário-adjunto. “Os municípios que receberem a capacitação receberão, também, um kit educativo e os profissionais serão orientados à elaborarem projetos para trabalhos específicos com os adolescente”, explicou Carvalho.

Antonio Augusto de Carvalho parabenizou a organização do evento por parte dos funcionários da Secretaria Municipal de Saúde e elogiou a Diretora Geral da Escola de Saúde Pública, Marta Maciel Metello Bumlai por ter cedido o espaço para a realização do fórum.

Participaram do evento o Promotor da Infância e Juventude,José Antônio Borges Pereira, os secretários de Bem Estar Social, Carlos Alberto Araújo, de Educação, Carlos Maldonado, de Cuiabá e o representante do Conselho Estadual de Entorpecentes, José Antonio Vieira.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/377629/visualizar/