Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 23 de Julho de 2004 às 09:44
Por: Mariana Peres

    Imprimir


O Grupo Otaviano Pivetta, inaugura hoje a Granja Ideal Porc, em Nova Mutum (269 quilômetros de Cuiabá). Para a implantação do projeto desenvolvido pela Genetiporc e pela Vitagri foram investidos US$ 10 milhões. As dimensões do projeto e a proposta de oferecer um suíno natural, sem resíduos, despertou a atenção do grupo Carrefour, que também oficializará nesta data uma parceria comercial para aquisição de 25 toneladas (t) semanais de carcaças, que atenderão ao mercado paulista.

Neste primeiro momento a parceria com a rede de hipermercados irá render R$ 110 mil e a primeira carga será entregue no dia 30, mas segundo o diretor comercial do Frigorífico Intercoop (Integração das Cooperativas do Médio Norte do Estado de Mato Grosso Ltda), Sérgio Tomazi, a intenção é em pouco tempo atender às demandas específicas da Rede, com cortes e embalagens diferenciados. O Intercoop é o responsável pela industrialização dos suínos Ideal Porc.

A Granja tem capacidade inicial de produção de 150 mil cabeças, devendo chegar a 1 milhão a médio prazo. Segundo Pivetta, a carne suína da Ideal Porc será produzida dentro do sistema "Natural Pork" (TM, marca registrada), já utilizado no Canadá, que contempla uma produção ecologicamente correta, livres de antibióticos e com reconhecida segurança alimentar.

"Vamos produzir a carne suína no melhor lugar do mundo para a suinocultura, que é o Mato Grosso, onde há soja e milho em abundância e condições de se estabelecer a ecológica utilização de dejetos", aponta Pivetta.

O diretor da Genetic Pork/Vitagri, Wermer Meincke, destaca que especialistas da rede Carrefour estiveram avaliando a carne da Granja e comprovaram que neste sistema de produção a carne fica com textura diferenciada e mais suculenta. "A compra semanal da Rede poderá ser inclusa numa lista de 50 produtos com selo de origem que o Carrefour trabalha. Poderemos ter o selo ´Natural Pork`", revela.

Meincke conta também que o projeto da Ideal Pork atraiu a atenção de processadores da União Européia, como a Senfter, interessada em produzir embutidos de alto valor agregado (salsicha tipo Viena, mortadela Modena etc.). As negociações estão iniciadas, mas ainda não é possível revelar dados.

IDÉIA - O projeto foi desenvolvidO pela Genetiporc e pela Vitagri. Toda a tecnologia de produção e o projeto da granja Ideal Porc são assinados pela Vitagri. A canadense Genetiporc, fornece as bisavós e avós que povoam a Ideal Porc. São matrizes suínas livres dos genes do estresse e da perda de água após o abate, garantindo assim boa coloração e qualidade da carne. Além disso, seus animais têm potencial para produzir até 30 leitões/fêmea/ano.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/377672/visualizar/