Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 22 de Julho de 2004 às 14:41
Por: Mariana Peres

    Imprimir


O analista de mercado da Agência Rural em Cuiabá, Geraldo Ornellas, aponta que o fator climático do início do ano comprometeu de modo geral toda a produção de milho em Mato Grosso, concentrada no Médio Norte e Norte.

"A preocupação do Governo Federal agora é em assegurar o plantio da próxima safra de milho para garantir o abastecimento. Como há excedentes e preço em baixa, a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) vai lançar Contratos de Opção em data a ser publicada, tudo com o intuito de que os preços não despenquem ainda mais", explica Ornellas.

Outro fator que indica pressão sobre a cotação do milho é o relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). No relatório de anteontem do USDA, as indicações são de 76% das lavouras em estado bom e excelente, 18% regular e apenas 6% em estado ruim.

O informativo da Única Corretora, de Cuiabá, explica que Chicago absorve os reflexos das perspectivas de uma grande safra norte-americana, o que seria a explicação para esta pressão baixista nas cotações.

A expectativa é que em novembro e dezembro, quando se registrar reduções nos estoques de milho, haja uma reação dos preços, pelo menos no mercado interno, motivado pelos suinocultores e avicultores.

NERVOSISMO - A colheita de milho em Lucas do Rio Verde (360 quilômetros ao Médio Norte de Cuiabá) será encerrada esta mês. O presidente do Sindicato Rural, Helmut Lawisch, aponta que as últimas chuvas não afetaram os trabalhos de colheita do milho, mas que os produtores estão em momento de "nervosismo, em função das reduções das cotações internacionais das principais commodities do Estado", justifica Lawisch.

Segundo ele, o milho, algodão e a soja caíram nos últimas semanas 30%. Logo no momento em que fazemos as contas para os trabalhos da próxima safra", lamenta Lawisch.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/377761/visualizar/