Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 19 de Julho de 2004 às 19:09

    Imprimir


Ministros da Agricultura da União Européia evidenciaram nesta segunda-feira sua discordância em relação aos transgênicos, não conseguindo chegar a um acordo para autorizar a importação de um tipo de milho geneticamente modificado, disseram autoridades.

Num encontro para discutir a autorização do milho Roundup Ready (RR), produzido pela norte-americana Monsanto, não se chegou a um acordo para aprovar nem para rejeitar um pedido de importação do produto.

"Não houve acordo a favor nem contra", afirmou uma autoridade da UE a repórteres. Agora, a Comissão Européia deve emitir uma aprovação final para o milho, por meio de uma decisão legal predefinida, em outubro ou começo de novembro.

O milho, modificado para resistir ao herbicida glifosato, seria usado na fabricação de produtos como amido, óleo, farelo e de ração.

Apenas algumas delegações nacionais fizeram declarações no encontro, mas isso foi sufiente para mostrar à Holanda, que atualmente preside a UE, que nenhuma decisão poderá ser tomada enquanto os países restantes não alterarem suas posições.

Dos que falaram, cinco se opuseram à aprovação do milho: Áustria, Dinamarca, Grécia, Itália e Luxemburgo.

A Bélgica foi o único país que se declarou favorável à autorização, enquanto Alemanha e Hungria se abstiveram. Polônia e Estônia afirmaram não ter posição definida sobre o assunto.

De acordo com o complexo sistema de tomada de decisão da UE, se os países-membros não chegam a um acordo depois de três meses em nível ministerial para permitir um novo produto transgênico dentro do bloco, então a Comissão endossa automaticamente a autorização.

"A Comissão vai tomar a decisão em outubro. Será um endosso automático", disse uma autoridade da Comissão a repórteres.

Mas devido a um provável atraso na finalização e tradução do texto para aprovação da Comissão, o parecer final para o milho RR deve ser dado pela nova Comissão. A atual administração deixa o cargo no fim de outubro.

A UE voltou a autorizar produtos transgênicos em maio, quando foi aprovada a comercialização do milho Bt-11, da Syngenta, também via endosso automático.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/378025/visualizar/