Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 19 de Julho de 2004 às 16:35
Por: Janaína Pedrotti

    Imprimir


O número mínimo de votos que um partido ou coligação tem que atingir para obter uma vaga na eleição de vereadores, denominado como quociente eleitoral, amplia em mais de 2.2 mil votos em Cuiabá, isso comparando o pleito de outubro próximo ao de 2000. O aumento significativo deve-se à redução do número de vereadores, determinada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), com extinção de 8.528 vagas para todo o País.

Em uma simulação, considerando o somatório de eleitores projetados pelo TRE-MT para as eleições de 2004, o quociente eleitoral dos dois maiores colégios eleitorais de Mato Grosso, municípios de Cuiabá e Várzea Grande, ficam 14.191 votos e 8.034 votos, respectivamente.

Nesse caso, para efeito de cálculo, foram considerados em votos brancos, nulos e válidos o mesmo percentual que o pleito de 2000, referente a última eleição para vereadores no País.

A mudança referente ao enxugamento de vereadores por todo o País torna mais difícil, aparentemente, a vida dos chamados partidos nanicos e que não viabilizaram coligação com partidos maiores. “Como o coeficiente eleitoral aumentará, a tendência é que essa alteração favoreça as coligações. Pois, com elas os partidos conseguem garantir um número mínimo de votos”, comentou o chefe da Secretaria de Planejamento do Tribunal Superior Eleitoral de Mato Grosso (TRE), Lourenço Queiróz.

Sobre a redução de vagas em câmaras municipais, de acordo com a listagem oficial do TSE, serão extintas 143 em Mato Grosso, do total de 1.416 vagas disputadas nos 139 municípios em 2000. Neste caso, ficam 1.273 vagas, a previsão não inclui outras 18 vagas que serão ocupadas pela primeira vez em dois novos municípios criados no ano de 2002, totalizando em 1.291 cadeiras.

Em todo o país, serão eliminadas 8.528, de um total de 60.276 vagas.

A totalização, apuração e cálculos de votos eleitorais é normatizada pela resolução Nº 21.635/ 04 do TSE. Dentro do dispositivo consta três modalidades de procedimentos: o quociente eleitoral, quociente partidário e cálculo da média.




Fonte: Folha do Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/378052/visualizar/