Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 06 de Julho de 2004 às 22:48

    Imprimir


O ex-presidente iugoslavo Slobodan Milosevic tem condições de enfrentar o julgamento por crimes de guerra, mas, para garantir o andamento do caso, o tribunal pode indicar um advogado de defesa para ele, decidiram hoje os juízes. Milosevic, de 62, está atuando como seu próprio advogado de defesa no tribunal para crimes de guerra em Haia. O ex-presidente disse ontem que nunca concordaria com a imposição de um advogado de defesa.

"Não há evidência de que o acusado não tenha condições de enfrentar o julgamento, mas há evidência de que a saúde do acusado não seja suficiente para que ele continue a defender a si mesmo", determinaram os juízes num comunicado por escrito.

Vladimir Krsljanin, um aliado de Milosevic que o assiste juridicamente no tribunal, disse que obrigar o ex-presidente a aceitar um advogado de defesa só iria fazer sua saúde piorar. "Isso só aumentaria seu estresse e seu esforço de fiscalizar tudo que um advogado em que ele não confia está fazendo", disse. "Eles estão conseguindo o que queriam desde o começo - impedi-lo de dizer o que quer."

O julgamento, pelas acusações de genocídio, crimes contra a humanidade e crimes de guerra nos Bálcãs começou em fevereiro de 2002. A exposição da acusação durou dois anos, interrompida muitas vezes por questões de saúde do réu. Ontem, Milosevic deveria iniciar a exposição da defesa. Mas houve um novo adiamento por causa de preocupações com sua pressão arterial e seu coração. O julgamento deve recomeçar no dia 14 de julho, dependendo do estado do réu.

Os três juízes chamaram um cardiologista para examinar Milosevic e decidir se ele está saudável o suficiente para conduzir sua própria defesa. Eles afirmaram que talvez seja preciso nomear um advogado de defesa. "É de interesse do acusado e da Justiça que este julgamento seja conduzido e concluído num período razoável de tempo", escreveram.

Eles disseram que o tribunal deve identificar candidatos a advogados de defesa que possam ajudar Milosevic na preparação e apresentação de sua defesa ou, em circunstâncias excepcionais, assumi-la por completo.

Milosevic, que não reconhece a legitimidade do tribunal, quer convocar como testemunhas de defesa o ex-presidente dos EUA Bill Clinton e o premiê britânico Tony Blair. Ele tem 150 dias para completar a exposição.

Formado em direito, Milosevic vem trabalhando em sua defesa desde um escritório com computador, fax e telefone no centro de detenção do tribunal. Ele se recusou a se declarar culpado ou inocente diante do tribunal. Os juízes então consideraram que ele alegou ser inocente.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/378655/visualizar/