Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 06 de Julho de 2004 às 11:53
Por: Deisy Boroviec

    Imprimir


O Governo do Estado reuniu nesta manhã de terça-feira (06.07), no Centro de Eventos Pantanal, cinco ministérios: do Desenvolvimento Econômico, de Comércio Exterior, de Desenvolvimento Agrário, de Agricultura e de Ciências e Tecnologia, para o encontro do Programa de Desenvolvimento Regional, denominado “MT Regional”. O programa foi instituído há um ano e depois de compiladas informações, de pelo menos 20 anos, o trabalho agora é integrar as ações do Estado e União, respeitando as diferenças regionais.

“A ação do MT Regional em Alta Floresta, por exemplo, será reunir os produtores de gado leiteiro e trabalhar a estrutura deste negócio até o consumidor final, envolvendo várias secretarias do Estado e programas federais”, explicou o consultor do programa, Mario Bracht. Ele foi contratado pelo Estado para desenvolver os programas regionais porque tem experiência neste Setor. “Meu primeiro projeto foi desenvolvido no Paraná em agro-pólos, depois na Bahia, e desde agosto do ano passado em Mato Grosso”, complementou.

Na abertura do evento, que também reuniu representantes dos 139 municípios e secretarias, alguns secretários de Estado explanaram a necessidade deste programa estimular o crescimento das diferentes regiões e combater as desigualdades sociais. Tudo será feito de forma que melhorará a infra-estrutura de cada região, acelerando o uso das inovações tecnológicas para aumentar a produção e gerar empregos.

O secretário de Planejamento, Yênes Magalhães, que representou o governador Blairo Maggi, lembrou que este processo de integração já está bastante avançado no Paraná, em São Paulo e em Goiás, por isso foram convidados representantes destes Estados para que tragam experiências do que deu certo e o que se deve desviar porque compromete resultados. “Nós contamos com a experiência de outros Estados para construir nossa integração”, disse.

A secretária de Ciências e Tecnologia, Flávia Nogueira, destacou a importante participação das universidades na construção deste programa que desenvolverá as regiões como um todo. “É um passo concreto na realização de um grande sonho para superar as diferenças sociais”, disse.

O secretário de Indústria e Comércio, Alexandre Furlan, comentou que já visitou muitas cidades mato-grossenses para conhecer o que as comunidades querem do Estado. Segundo ele, as regiões estão isoladas e que o “MT Regional” irá interiorizar Mato Grosso. “Eu me lembro, quando fui morar no Paraná aos seis anos de idade, nossa região era isolada. E quando visitei o interior me lembrei daqueles desbravadores que enfrentaram a mesma luta, que hoje enfrentam os desbravadores mato-grossenses. Eles precisam de apoio e é isso que queremos oferecer”, enfatizou.

A secretária de Turismo, Yeda Marli de Oliveira Assis; o presidente da Empresa Mato-grossense de Pesquisa e Extensão Rural, Arécio Paker; e o superintendente de Políticas Indígenas; Idevar Sardinha, também estiveram presentes no encontro que começou às 7h30, com intervalo para almoço e está previsto para terminar às 18h.

IMPLANTAÇÃO - 10 regiões serão beneficiadas pelo programa: na primeira fase, serão Alta Floresta, São Félix do Araguaia, Juína e Baixada Cuiabana. Na segunda fase, serão Juara, Cáceres e Barra do Bugres. Na terceira, Barra do Garças, Rondonópolis e Sinop.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/378789/visualizar/