Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 05 de Julho de 2004 às 18:11

    Imprimir


O Colégio Salesiano São Gonçalo (CSSG) promoverá nesta terça-feira (6) e quarta-feira (7) o retiro dos grupos “Oásis e Vida”. O evento acontecerá na Pousada Vale das Águas, em Manso, Chapada dos Guimarães (a 61 km de Cuiabá). É mais uma das atividades promovidas pela Equipe de Assessoria e Animação Pastoral do CSSG com o intuito de estimular reflexões sobre as relações humanas, busca do equilíbrio emocional, espiritualização, exercício da caridade e do amor ao próximo e vivência. Somente no primeiro semestre de 2004, a Pastoral do CSSG realizou um total de 79 eventos: encontros, retiros, louvores e passeios, em atividades dentro e fora da instituição.

Nesta segunda- feira (5) teve início o retiro dos “Acólitos, na Casa dos Sonhos, Pousada Vale das Águas, em Manso. O evento, coordenado pelo aluno do 3º ano do Ensino do Médio M4, Felipe Saragiotto, e tem como orientador espiritual o padre Wagner Luiz Galvão, diretor do CSSG. O retiro prosseguirá até o dia 10 de julho, próximo sábado. Essas atividades compõem a rotina de alunos da instituição, especialmente daqueles jovens que desenvolvem trabalhos voltados para o exercício da caridade.

O número expressivo de participantes neste primeiro semestre de 2004 - cerca de 3,5 mil - mostra o engajamento e o interesse despertados nos jovens através da evangelização. “Para a pastoral esse número é bastante significativo”, afirma o professor Paulo Fernando Gutierrez, coordenador dos grupos Oásis e Vida. O professor lembra que o tema dos trabalhos realizados no primeiro bimestre de 2004 esteve voltado para o projeto nacional de evangelização da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Tal como está em Jo 12, 21b. 14,6: “Queremos ver Jesus: caminho, verdade e vida”. No segundo bimestre, nas Casas Salesianas, as atenções estiveram voltadas ao tema “Santidade Juvenil Salesiana” e o tema “Santidade é alegria” no CSSG. “A Pastoral assume a ação evangelizadora, para dar aos jovens uma rica experiência de vida Cristã, com encontros que dêem sentido à vida desses jovens, levando eles a um verdadeiro mergulho na fé e no amor em Deus”, analisa Gutierrez, que é um dos assistentes da Pastoral.

Origem - Ele explica que a palavra pastoral provém de pastor e tem o seu sentido no trabalho responsável da evangelização. A Igreja Católica no Brasil possui varias pastorais especificas, tais como as do Batismo, do Dizimo, da Catequese, dentre outras. A Pastoral do CSSG é parte imprescindível no trabalho dos Salesianos com a educação. Dom Bosco já dizia que uma casa Salesiana sem música é uma casa morta.

“Assim promovemos diversos trabalhos, como missas, manhãs, tardes e noites de formação; jornadas; koinonias; trabalhos com grupos; catequese; crismas; encontros formativos; intercâmbios; louvores; evangelização através da comunicação; acompanhamento pessoal e muitos outros”, relaciona o professor.

No CSSG, as atividades recebem nomes diferenciados conforme a escolarização, embora tenham o mesmo caráter: trabalhar o lado espiritual do aluno. Desta forma, ela recebe o nome de jornada (Ensino Médio), Maranathá (8ª), Alevrai-vos (7ª) e Manhain (6ª).




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/378850/visualizar/