Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 05 de Julho de 2004 às 14:45
Por: Rosana Persona

    Imprimir


Produtores interessados em diversificar com outras culturas participaram da visita técnica na unidade de observação de trigo em regime de sequeiro, no distrito de Celma, no município de Jaciara, na fazenda Bom Sucesso (100 km de distância). Na propriedade foi implantada uma unidade de observação de trigo, em uma área de 1,3 hectares, com a variedade BR 18. Os extensionistas da Empaer, Hortêncio Paro, Carlos José Queiroz e o técnico agrícola, Ildo Batista Camilo, mostraram as tecnologias aplicadas e a expectativa de colher na unidade 40 sacas de trigo por hectare.

O presidente da Empaer, Aréssio Paquer, lembra aos mais de 60 produtores que participaram do evento, que a cultura do trigo é uma nova alternativa de plantio e diversificação. "A Empaer participa do processo de implantação das culturas há mais de 40 anos no Estado, como foi o exemplo da soja, algodão, milho e outras, e agora mostra as potencialidades do trigo que poderá surgir como uma opção para os produtores", comenta Paquer.

O produtor Celestino Piotto está satisfeito com os resultados na unidade de observação de trigo e espera plantar na próxima safra aproximadamente 32 hectares com a cultura. Segundo Celestino, por meio desse experimento poderá ser realizado um estudo de viabilidade econômica da exploração, ajuste tecnológico para produção de semente dessas variedades, para futuros plantios de experimentos em outras propriedades rurais do estado de Mato Grosso.

O engenheiro agrônomo Carlos Queiroz diz que o custo de produção dessa unidade ficou em R$ 932,42 por hectare e o retorno esperado está em torno de R$ 567,58 por hectare. Sendo uma cultura viável e rentável para o produtor rural. Ele recomenda aos interessados no cultivo de trigo a plantar em áreas acima de 740 metros de altitude tanto o trigo irrigado como o de sequeiro.

Os produtores contaram com a participação de representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural, Moinho Mato Grosso e Prefeitura Municipal de Jaciara.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/378898/visualizar/