Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 02 de Julho de 2004 às 18:08
Por: Soraia Ferreira

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realiza neste sábado (03.07), a partir das 8h, a abertura do curso “Dificuldades Acentuadas de Aprendizagem (DAC)”. A capacitação tem como objetivo dar suporte técnico e pedagógico a professores, no desenvolvimento de estratégias para inclusão dos alunos Portadores de Necessidades Educacionais Especiais (PNEEs), no cotidiano das salas do ensino regular.

O evento, que será realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, prossegue até o próximo dia 12 de julho. Além de preparar 60 docentes para o atendimento aos alunos que Portadores de Necessidades Educacionais Especiais (PNEEs), o curso também tem como finalidade analisar criticamente as principais abordagens teórico-conceituais relativas às dificuldades de aprendizagem dos alunos com essa deficiência.

A capacitação será ministrada pela doutora em psicologia escolar, da Universidade de Brasília (UNB), Marisa Maria Brito da Justa Neves. “Este já é o segundo curso que realizamos este ano. Entendemos que o professor precisa saber lidar com crianças com dificuldades acentuadas de aprendizagem”, diz o líder da equipe de Educação Especial, Marcino Benedito de Oliveira.

De acordo com Marcino, a DAC, que antigamente era conhecida como deficiência mental, afeta a maioria dos nove mil alunos PNEEs que a Seduc atende em todo o Estado. E, deste total 3,7 mil já estão inclusos na rede regular de ensino.

“A inclusão não se faz somente com a capacitação, ela envolve a comunidade escolar, a sociedade, a família. O Estado também deve fazer adequações na rede física e no Transporte Escolar e estamos nesse caminho. Mato Grosso está entre os Estados que concluirá toda a inclusão até o ano de 2006”, finaliza o líder da equipe de Educação Especial.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/379004/visualizar/