Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 02 de Julho de 2004 às 10:35
Por: Maria Nascimento

    Imprimir


A Assembléia Legislativa pode vir a compor a missão que está sendo formada para ir à Rússia apresentar dados técnicos que comprovem o status sanitário do Mato Grosso como livre da Febre Aftosa, com vacinação. Essa participação, ou não, deve será decidida pelo Colégio de Líderes. A informação partiu do presidente da Casa, deputado José Riva (PTB).

A Rússia proibiu a compra de carne brasileira na sexta-feira da semana passada, após o Brasil confirmar um foco de febre aftosa no Pará, estado vizinho a Mato Grosso. Ontem aquele país suspendeu o embargo à compra de carne brasileira, exceto de Mato Grosso, estado que responde por 4,9% das vendas de carne bovina para o mercado russo.

A questão está sendo tratada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e os governos de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. A meta é unir provas da qualidade da carne mato-grossense em 15 dias e partir para aquele país, para solucionar o embargo.

Segundo o presidente da Assembléia Legislativa, José Riva, “caso seja importante a participação do Legislativo na missão, o deputado Zeca D´ávila é um dos mais indicados porque representante do setor”.

O deputado Zeca D´Ávila (PFL) disse que a continuidade do embargo do governo Russo à carne mato-grossense representará um prejuízo da ordem de R$ 18 milhões já contratos anteriores.

De acordo com D´Ávila em 2003 Mato Grosso exportou 1.074 toneladas de carne entre, bovinos e aves. Somente de janeiro a junho deste ano as exportações somaram 1.007 toneladas. Com o embargo, segundo o deputado “os prejuízos são incalculáveis”.

Mato Grosso tem 25 milhões de cabeças de gado e está entre os maiores Estados brasileiros que exportam carne de boi. O Ministério da Agricultura aceitou a exigência da Rússia para não prejudicar outros Estados exportadores, e logo anunciou que vai trabalhar para que o prazo de 12 meses seja reduzido.

O governo russo fez essa exigência com base em um antigo acordo comercial com o Brasil. Pelas regras do acordo, Mato Grosso terá de ficar um ano sem exportar carne de boi para a Rússia por ser vizinho do Pará onde foi registrado o caso de aftosa. O outro vizinho do Pará, o estado de Tocantins ficou de fora porque não exporta para a Rússia.

Em Monte Alegre, no oeste do Pará, onde foi registrado o foco de febre aftosa, 160 cabeças de gado serão sacrificadas na próxima semana.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/379096/visualizar/