Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 26 de Junho de 2004 às 18:04
Por: Pamela Muramatsu

    Imprimir


Com o objetivo de desenvolver um trabalho de inclusão social de mulheres trabalhadoras rurais de Mato Grosso, o Governo do Estado lança, na próxima segunda-feira (28.06), o projeto "Mulher Cidadã - Trabalhadoras Rurais", no Salão Nobre do Palácio Paiaguás, às 16h. Serão atendidas 600 mini e pequenas agricultoras familiares de 21 municípios com ações de capacitação e geração de renda.

O projeto garantirá apoio técnico e gerencial, recursos financeiros para a promoção dos investimentos necessários ao aproveitamento do potencial produtivo de cada localidade, apoio à comercialização. Tudo com o intuito de aumentar a competitividade e garantir a sustentabilidade da agricultura familiar do Estado.

Os municípios atendidos serão Brasnorte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Xavantina. Tabaporã, Tangará da Serra, Paranaíta, Nova Bandeirantes, Peixoto de Azevedo, Vila Rica, Tapurah, Reserva do Cabaçal, Carlinda, Novo São Joaquim, Pontes e Lacerda, Campo Verde, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Várzea Grande, Rosário Oeste e Rondonópolis.

O levantamento das cidades e das agricultoras atendidas pelo projeto foi realizado pela Federação dos Trabalhadores Rurais de Mato Grosso (Fetagri), por meio dos Sindicatos Rurais existentes no Estado. O Senar será responsável pela capacitação das mulheres, a Empaer atuará em conjunto com as treinandas na elaboração dos projetos, o crédito será concedido pelo Banco do Brasil através de financiamentos do Pronaf Mulher e as Secretarias de Trabalho, Emprego e Cidadania e de Desenvolvimento Rural farão o monitoramento de todas as fases e avaliação das ações.

A Seder também irá articular com as Prefeituras a disponibilização de espaços em feiras livres para comercialização dos produtos, que serão inspecionados e receberão a padronização do Indea. Também acompanharão e avaliarão as ações os Conselhos Estaduais do Trabalho, dos Direitos das Mulheres e de Desenvolvimento Rural sustentável. O Intermat garantirá assistência técnica para as mulheres beneficiadas.

As demandas apresentadas pelas mulheres rurais dos municípios que serão atendidos pelo projeto inclui criação de galinhas, cultivo de plantas medicinais, agricultura orgânica, derivados de leite, de cana, desidratação de frutas, conserva de vegetais, compotas de frutas, derivados de mandioca, artesanato. O projeto também prevê a análise do mercado consumidor destes produtos nas regiões onde será implantado, garantindo que a produção destas agricultoras terá escoamento.

Segundo a secretária de Trabalho, Emprego e Cidadania, Terezinha Maggi, o projeto "Mulher Cidadã" visa fomentar o intercâmbio entre a produção familiar e o mercado consumidor, de modo a oportunizar alternativas de geração de renda. "O compromisso do Governo do Estado de promover a inclusão social e o resgate da cidadania estão expressos neste projeto, que irá elevar a qualidade de vida e o empoderamento das mulheres rurais de Mato Grosso", disse a secretária.

Terezinha Maggi complementa que o projeto visa favorecer um modelo de desenvolvimento local sustentável em municípios carentes, estimulando a economia com a aplicação da renda da agricultura no próprio município. "Temos que valorizar a agricultura e aproveitar o espaço territorial da região. Não dá pra inventar, tem que se levar em consideração aquilo que a cidade já possui de vocação econômica e aquilo que estas mulheres sabem fazer", completou




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/379537/visualizar/