Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 25 de Junho de 2004 às 19:04
Por: Itimara Figueiredo

    Imprimir


Pioneira na criação da Frente Parlamentar Antidrogas, que existe apenas na Câmara Federal, a Assembléia Legislativa promoveu audiência pública para debater temas referentes à Semana Nacional Antidrogas e também para instituir a Frente Parlamentar Antidrogas.

Objetivo é fomentar a discussão de maneira que resultem em propostas eficientes no combate ao uso de entorpecentes. Durante o evento também foram entregues títulos “Mérito pela Valorização da Vida”, do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, às pessoas que dedicaram seus trabalhos nessa questão.

“A Assembléia deve estar atenta aos inúmeros problemas que as drogas causam no mercado de trabalho, na vida familiar e também no trânsito”, disse o deputado Sérgio Ricardo (PPS), que representou o presidente do Legislativo, deputado José Riva (PTB) no evento.

Sérgio Ricardo listou alguns casos que o Estado enfrenta por causa do uso de drogas. Entre eles está o número de prisões relativas a drogas, que subiu de 25% para 68% no período de 1990 a 2000. O custo por preso chega a mil reais por mês. “E se levarmos em consideração o período de tratamento, que é de oito anos, as despesas chegam a R$ 100 mil por cada detento”, frisou.

Pesquisas comprovam que as drogas são responsáveis por 50% da falta de assiduidade e licença médica no trabalho. “Por isso, a Assembléia Legislativa quer ouvir a sociedade para instituir projetos de lei que combatam e controlem o uso de drogas em Mato Grosso”, relatou o deputado.

Conforme o delegado Wladmir Fransosi, da Delegacia de Entorpecentes de Cuiabá, a repressão contribui para diminuir a demanda de drogas. No entanto, ele lembrou que a repressão policial combate apenas o narcotráfico e que por isso, é preciso investir na educação e na mídia sobre os malefícios causados pelo abuso de drogas ilícitas ou lícitas.

De acordo com o coordenador do Proerd, major Marcio Thadeu da Silva Firme no programa, que é de prevenção primária, o resultado é detectado em médio e longo prazo. Contudo, é visível a mudança dos alunos, principalmente, na questão do comportamento.

Ações

Durante o evento, diversas propostas foram discutidas, inclusive, propagandas de bebidas, que induz o receptor ao consumo. Além dessa, foram solicitadas: a necessidade de implementar uma política que direcione taxas e impostos sobre bebidas ao tratamento do dependente; o controle da disponibilidade do álcool e exigir o nível de álcool mais baixo no sangue enquanto se dirige.

Para o deputado Da Silva (PSB), que presidiu parte da audiência, essas são ações que realmente devem ser aplicadas, porém faz uma ressalva: “antes de tudo isso, é preciso que Deus esteja presente. Porque a situação é resultado do produto do meio em que vivemos”, afirmou.

Mérito

Pelos trabalhos relevantes prestados no Estado, cinco pessoas foram contempladas com o diploma “Mérito Pela Valorização da Vida”. São elas: José Riva (PTB), o major da PM Alberto Barros Neves, o secretário executivo do Fórum do Direito da Criança, Natalício Menezes, o presidente do escritório Antena Unesco-MT, Guaraci José de Almeida e a presidente do grupo Refrigerantes Marajá, Lílian Briehmueller.

“Fazemos um trabalho preventivo contra as drogas com crianças e adolescentes para que elas não se aproximem desse mal. E este diploma nos incentiva ainda mais, a continuar nessa luta”, ressaltou Natalício Menezes.

Além dos 48 alunos do Colégio Evolução, de Várzea Grande, participaram também do evento, o presidente do Conselho Estadual de Entorpecentes de Mato Grosso, José Antonio Vieira, o coordenador do Gefron, coronel Leovaldo Sales, representantes da Seduc, Corpo de Bombeiros, do Conselho Regional de Medicina, entre outros.




Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/379598/visualizar/