Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 25 de Junho de 2004 às 17:10
Por: Pamela Muramatsu

    Imprimir


A rede de supermercados Comper garantiu na quinta-feira (24.06) à secretária Terezinha Maggi, que a empresa comprará a produção de apicultores beneficiados por um programa de revigoramento e estímulo à apicultura, que será desenvolvido pela Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania em parceria com o Sebrae Mato Grosso. O diretor administrativo do supermercado fechou o acordo com Terezinha Maggi após evento beneficente realizado um das lojas do grupo.

Segundo a secretária, o programa fortalecerá e estimulará a produção de mel na região Sudoeste do Estado, beneficiando 20 municípios. "Este projeto enquadra-se dentro de uma das nossas focalizações na área de geração de emprego e renda, que é o de incentivar ações que priorizam a vocação econômica regional das cidades. Com esta parceria firmada avançamos muito no sentido de que os produtores já têm, inicialmente, como comercializar a produção", disse Terezinha Maggi.

O diretor administrativo do supermercado Inácio Passos Pereira ressaltou que este trabalho casado que a Setec está buscando implementar é de vital importância para o sucesso de um projeto de geração de renda. "Esta parceria irá estimular a produção dos pequenos apicultores, dando o ‘ponta-pé’ inicial para o desenvolvimento do projeto", destacou Pereira.

O foco do projeto é atuar com Arranjos Produtivos Locais, com ênfase em produtores integrantes de associações e cooperativas. O objetivo é aumentar a produção de mel na região de forma competitiva e sustentável. A meta do Sebrae e da Setec é aumentar em 160% a produção de mel, o que significa passar de 23 toneladas/ano para 60. O projeto também pretende atender a uma demanda de 400 novos apicultores na região.

Atualmente, os apicultores da região trabalham com menos de 10 colméias cada. A meta é aumentar em 20% o número de colméias por produtor. A produtividade está em torno de 11,5 quilos/ano e o objetivo é elevar para 17,5 quilos/ano. Entre as ações previstas para atingir os resultados propostos estão as construções de uma casa de mel e um entreposto, em Cáceres, para receber a produção dos apiários das cidades vizinhas.

O Governo do Estado irá operacionalizar o projeto por meio de financiamentos do "Microcrédito", programa da Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania. A idéia é liberar recursos para que os apicultores iniciem a produção.

Também serão ministrados diversos cursos de capacitação nas áreas de liderança, gestão e cooperação, técnicas de sanidade. O projeto prevê ainda a criação de um centro de tecnologia e laboratório de análise de produtos e um apiário escola.

Além dos 20 municípios da região Sudoeste do Estado, a Setec também está estudando a possibilidade de firmar parceria com o Sebrae para desenvolver a apicultura em outros sete municípios de Mato Grosso. Estas cidades apresentaram a demanda à Secretaria e já trabalham com mel.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/379616/visualizar/