Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 25 de Junho de 2004 às 16:37
Por: Maria Barbant

    Imprimir


A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em parceria com a Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec), realizam no próximo dia 27.06, domingo, mais uma edição, a sétima, do Projeto Cidadania e Segurança Pública. Durante todo o dia, na Escola Estadual Demétrio de Souza, localizada no bairro Maringá I estarão sendo oferecidos diversos serviços às comunidades de 13 bairros da região do Parque do Lago, em Várzea Grande, dos bairros Maringá I, II e III, Parque do Lago, Jardim União, Hélio Ponce, Cohab Cristo Rei, Lagoa do Jacaré, Uniparque, Santa Luzia, Princesa do Sol, São João e Engordador. A expectativa da Coordenadoria de Ações de Polícia Comunitária da Sejusp é de que serão atendidas mais de 5 mil pessoas nesta ação.

A Setec, que desde o início do ano é parceira da Sejusp no projeto, estará participando com postos de atendimento do Procon, Sine, Prosol e Ganha Tempo, prestando orientações ao consumidor sobre seus direitos, registro de reclamação e denúncia, palestras educativas sobre cidadania, orientações especializadas para os segmentos das mulheres, idosos, crianças e adolescentes, negros, distribuição de material informativo (Cartilha do Idoso e da Cidadania), emissão de carteiras de trabalho, cadastro de vagas, orientações de interesse do trabalhador, sobre exploração sexual, o programa Quintais Produtivos, SOS – Criança: Ações de Emergência.

A Sejusp, por meio da Polícia Militar Comunitária e o Instituto de Identificação estará disponibilizando a confecção de 300 primeiras carteiras de identidade além de promover palestras de orientação sobre drogas (Proerd), corte de cabelo (Salão de Beleza Beluque), medição de pressão arterial e realização de teste de glicemia (Unimed), atendimento odontológico e prevenção bucal (Uniodonto).

A ação de cidadania e segurança contará ainda com a participação dos alunos do Centro de Formação e Aperfeiçoamento Militar (Cefape), Conselho Comunitário de Segurança Pública, responsável pela mobilização das comunidades dos bairros da região, e do CVV – Centro de Valorização da Vida, com palestras e orientações.

São também parceiros na ação, a Rede Cemat que estará prestando serviços de solicitações de ligação nova, religação, alteração cadastral, vistorias além de palestras sobre o Projeto Inadimplência (negociação de débitos e tarifa social para população de baixa renda), e disponibilizando serviço de consulta sobre débitos pendentes e simulações para parcelamento. O Senac e o Sesi/Educação também estarão presentes na ação prestando informações sobre cursos, realizando cortes de cabelo gratuitamente e divulgação de projetos como o Sesi, Por um Brasil Alfabetizado, desenvolvido pelo Sesi/Educação, que estará promovendo o cadastramento de alfabetizadores interessados em participar do Projeto e de pessoas acima dos 15 anos que não são alfabetizados ou sejam analfabetos funcionais, objetivando o acesso dessas pessoas aos cursos ministrados pelo Sistema.

Participam ainda a Universidade de Várzea Grande (Univag), que estará realizando atendimento jurídico aos interessados, a Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais (BPW) e a Anvisa que irá desenvolver uma série de ações educativas utilizando recursos áudio visuais, projeção em data show e vídeo cassete, panfletagem com folders educativos, exposições, além de distribuir preservativos masculinos, sacolas de TNT para depósito de lixo e troca do Certificado Internacional de Vacinação.

BENEFÍCIOS - Segundo o coordenador de ações da Polícia Comunitária da Sejusp, major Wilson Batista, esse é um trabalho contínuo que a Secretaria de Segurança Pública vem desenvolvendo desde o ano passado, e que a cada nova ação se juntam mais parceiros.

Desde que o projeto foi implantado (no ano passado), 8.532 pessoas já foram atendidas. “Um dos maiores ganhos do Projeto de Cidadania e Segurança Pública, além de prestar os serviços às comunidades mais carentes é sem dúvida a integração entre os órgãos e empresas que hoje nos apóiam. Estamos conseguindo levar para a população, ou seja, trazendo para a prática as concepções que orientam o trabalho desenvolvido pela policia comunitária, a integração para resolver os problemas, trazendo mais qualidade de vida a essas comunidades”, disse.

A Escola Estadual Demétrio de Souza fica localizada na rua Mineirão, s/n, Parque do Lago, no bairro Maringá I. O Projeto Cidadania e Segurança Pública começa às 8h e os serviços estarão disponíveis para a população até as 17h.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/379625/visualizar/