Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 18 de Junho de 2004 às 17:35
Por: Nelson Francisco/Raquel Teixei

    Imprimir


Índios da comunidade Kaiapó, do Parque Indígena do Xingu, foram beneficiados com a doação de balsas para a aldeia Piaraçú, localizada no Município de São José do Xingu

(a 1.256 km de Cuiabá). “Para nós, esse é um grande presente e só um governador sério como Blairo Maggi nos ajuda tanto”, disse o líder Kaiapó Bedjai Txucarramãe. Em novembro de 2003, após passar dois dias navegando pelo Rio Xingu, visitando aldeias e comunidades, o governador entregou uma balsa e um rebocador às lideranças indígenas de diversas tribos do Parque Nacional do Xingu. Nesta sexta-feira (18.06), o governador Blairo Maggi fará a entrega de mais uma balsa nova e outra reformada aos índios da aldeia Piaraçú.

Além de valorizar a política indígena, o Governo tem procurado manter um diálogo permanente com as etnias indígenas do Estado, assegurando-lhes melhor qualidade de vida. Desde que assumiu o Governo, Maggi já recebeu em seu gabinete representantes indígenas com a intenção de solucionar problemas de várias aldeias e conhecer “in loco” a realidade nas aldeias.

INFRA-ESTRUTURA – O superintendente de Políticas Indigenista do Estado, Idevar Sardinha, salienta que não há dificuldades em melhorar as ações para os índios quando há esforço dos Poderes municipais. Além das ações em infra-estrutura para as aldeias, o Governo do Estado inseriu as comunidades indígenas no programa “Panela Cheia”, que proporciona aos índios a entrega de mudas e sementes para plantio, proporcionado, desta forma, melhoria na qualidade de vida da comunidade.

A Empaer vai auxiliar no trabalho de fomento, com doação de mudas e assistência técnica. AS comunidades indígenas de Yanlefrite, Waurá, Kalepale, Kuikuro, Kamayrá e Cocoti receberam as mudas e já começaram a plantar frutas de manga, caju, tamarindo, acerola, banana, limão poncan, goiaba, pitanga e jaca, entre outras.

As aldeias também receberam sementes de milho e arroz do Projeto Panela Cheia, que está sendo executado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder).

De acordo com o diretor de Pesquisa da Empresa Mato-Grossense de Pesquisa e Extensão (Empaer), Antonimar Marinho dos Santos, as comunidades indígenas recebem atendimento mesmo nas aldeias mais distantes. Uma equipe formada por técnicos da Fema, da Superintendência de Política Indígena e da Empaer está realizando trabalho de apoio nas comunidades indígenas.

Para o líder indígena Bedjai Txucarramãe, o incentivo do Governo tem estimulado o trabalho a vida nas aldeias. “Nós já plantamos arroz, milho, banana e agora estamos criando porcos, o que ajuda as famílias indígenas sobreviverem”, contou Bedjai. “Não é difícil realizar ações para melhorar a vida dos caiapós de São José do Xingu, já que os Poderes Executivo e Legislativo do Município trabalham a favor da paz”, ressalta Idevar Sardinha, referindo-se aos conflitos que existem em outras áreas indígenas.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/380073/visualizar/