Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 18 de Junho de 2004 às 16:03
Por: Soraia Ferreira

    Imprimir


Com o objetivo de implantar a soja na merenda escolar, repassar noções de higiene sanitária e adequar o valor de R$ 0,13 por criança – repassado as escolas para compra da alimentação - no cardápio da merenda, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizou o curso de teoria e prática para merendeiras, em mais dois municípios do Estado, Cáceres e Diamantino (localizados respectivamente a 250 e 325km de Cuiabá).

A capacitação faz parte do processo de implementação do projeto "Vitamina", integrante do programa Escola Atrativa de planejamento estratégico. O projeto, que será colocado em prática a partir de agosto, prevê o cultivo de hortas pedagógicas, e assegura a merenda escolar em qualidade e quantidade a todos os estabelecimentos estaduais de ensino; além da implantação da soja no cardápio da merenda.

A Seduc, por meio da Superintendência Adjunta de Acompanhamento da Alimentação Escolar (SALD), aplicou o curso para 36 merendeiras, das 14 escolas estaduais de Cáceres que oferecem o Ensino Fundamental. A capacitação irá garantir mais qualidade na alimentação que o estado oferece nas escolas a mais de dez mil alunos do município.

No município de Diamantino, o curso foi direcionado a 16 merendeiras, das escolas do município, de três unidades de Nova Maringá (a 392 km de Cuiabá) e da única escola de São José do Rio Claro (325 km).

Segundo o superintendente adjunto da SALD, Arnaldo Paula da Silva, a meta é qualificar todas as merendeiras do Estado, cerca de 1.619 em 150 municípios até o final do governo Blairo Maggi. “Até agora já foram capacitadas mais de 300 servidoras em 12 municípios”, enfatiza.

Os cursos foram ministrados pela nutricionista da Seduc, Anna Carolina Oliveira da Silva, e as supervisoras da superintendência, Darlene Castro Catalã (Cáceres) e Tânia Margarete Coelho Forthes (Diamantino). Ainda esta semana, 40 profissionais de Alta Araguaia (a 426 km de Cuiabá) serão capacitadas. Já na próxima semana, as 30 merendeiras de Colíder (a 648 km da Capital) vão ser treinadas.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/380093/visualizar/